O Flamengo pode perder seis jogadores no final do ano e não receber nem um centavo pelas transferências. Pelas leis do futebol no Brasil, os atletas podem assinar pré-contrato com outro clube na marca de seis meses para o fim dos contratos vigentes.
Esses são os casos de Diego Alves, Rodinei, Diego Ribas, David Luiz, Filipe Luís e Vitinho. Todos tem contrato encerrando em 31 de dezembro de 2022. Com isso, nesta sexta-feira (1), todos eles podem assinar pré-contrato com outros clubes e o Flamengo nada receberá em caso de transferência.
Leia Mais: Estafe de Martegani revela se há proposta do Flamengo pelo jogador
Possíveis destinos pós Flamengo
Cada jogador da lista tem uma situação específica com o Flamengo. Diego Alves e Diego Ribas já sabem que estão na última temporada no Rubro-Negro. O goleiro até já falou sobre o assunto. O caso de Filipe Luís, o terceiro integrante da chamada Geração de 1985, também não deve ter o vínculo renovado. O clube ainda estuda oferecer cargo na comissão técnica para Filipe.
David Luiz chegou na temporada passada, mas não conquistou completamente a torcida. Noticias dão conta que o Flamengo não fará esforço para manter o zagueiro de 35 anos.
Rodinei é o jogador há mais tempo no elenco do Flamengo. O lateral direito chegou em janeiro de 2016 e assim vai completar seis anos no Rubro-Negro. O Flamengo chegou a negociar uma renovação para impedir que o atleta saísse de graça, mas voltou atrás. A tendência é que não fique.
Já Vitinho, contratado por incríveis 12 milhões de euros em 2018, jamais supriu as expectativas desde sua chegada. Nesse sentido, o atleta ficou marcado por erros em momentos decisivos, como o jogo da volta das oitavas de final da Libertadores 2020, contra o Racing. Mesmo assim, é difícil entender porque o Flamengo vai permitir que um jogador tão caro saia de graça.