Senegal e Equador se enfrentaram para definir a segunda vaga do grupo A. A Holanda passou em primeiro, derrotando o Catar, time da casa que já estava eliminado. Os equatorianos tinham quatro pontos e só precisavam empatar, já que Senegal tinha apenas três pontos. Mas os sul-americanos não conseguiram buscar a igualdade no placar e perderam por 2 a 1.
O jogo entre Equador e Senegal na Copa do Mundo
O Equador brigou pela vaga até o fim, mas não foi superior. No primeiro tempo, Senegal era ligeiramente melhor, mas Equador também levou perigo e foi um jogo divertido. Mas foram os africanos que abriram o placar antes do fim da primeira etapa, com Sarr, convertendo boa cobrança de pênalti para voltar para o vestiário com vitória parcial no jogo da Copa.
No segundo tempo, Equador continuou atacando em busca do empate, que classificaria os equatorianos. O jogo era equilibrado e aos 22 minutos da segunda etapa, Moises Caicedo deixou tudo igual após bom escanteio de Gonzalo Plata. Félix Torres resvala e Caicedo completa para estufar as redes senegalesas na pequena área. O gol interrompeu uma série de seis gols seguidos de Enner Valencia na Copa do Mundo, que vinha desde 2018. Caso marcasse o sétimo, o jogador estabeleceria mais um dos recordes da Copa.
Mas a alegria equatoriana não durou muito. Aos 24 minutos, Gueye cobrou falta e Valencia afastou, mas Koulibaly aproveitou a sobra e chutou, marcando o segundo gol de Senegal na partida. Daí em diante, Equador teve algumas decisões equivocadas por conta da ansiedade, mostrando abalo psicológico. Os equatorianos tinham pouco tempo para arrancar o empate e sair com a classificação. No desespero, tentaram com bolas aéreas, mas o juiz apitou com vitória senegalesa por 2 a 1.