O que vem à mente do torcedor Rubro-Negro quando é mencionado o ano de 2009? Se você lembrou das palavras força e superação está no caminho certo. Engana-se quem pensa que o drama só afetou o futebol, ao contrário, os esportes olímpicos sofreram intensamente todo o aperto da época, principalmente o basquete tradicional.
O Flamengo atravessou uma fase de estranhamentos entre seu elenco e seus dirigentes, principalmente o VP de esportes olímpicos, Carlos Eduardo Maia. Os bastidores ficaram tensos depois de três meses de salários em atraso, premiações inadimplentes e contratos não assinados. Alguns jogadores estavam ali sem vínculo oficializado, como declarou na época o armador Hélio, a situação estava subindo patamares mais graves. E deu continuidade quando o assunto foi exposto, a torcida foi “convocada” para apoiar seus atletas enquanto a mídia fazia seu papel de ouvir os dois lados.
Quando foi à tona uma possível greve, Carlos Eduardo se posicionou contra a atitude, em contra partida a história não foi muito longe já que o elenco maduro decidiu fazer seu trabalho de forma bonita procurando dar as alegrias que os torcedores merecem. Logo, também foram campeões do NBB e da Sul-Americana.
A competição pelo Carioca não apresentava oponentes aparentemente perigosos, o Flamengo estava seguro apesar de tudo, provando isso arrasaram a fase de classificação vencendo todos os oitos jogos, somando dezesseis pontos, situação bem diferente do vice Club Municipal que venceu cinco e perdeu três de oito, obtendo treze pontos. Nas semifinais, o time da Gávea derrotou o Cabo Frio em duas partidas.
Semifinal:
Flamengo 97 x 66 Cabo Frio
Flamengo 100 x 48 Cabo Frio
Acostumado a vencer, pegou o Municipal sem o que temer, mais uma vez correram pra comemoração depois de dois placares elásticos em cima dos adversários. Duda foi o cestinha geral após seus duzentos pontos marcados.
Final:
Flamengo 96 x 80 Club Municipal
Flamengo 94 x 59 Club Municipal
Time:
Alirio, Dedé, Duda, Coloneze, Fred, Teichmann, Hélio, Igor, Jefferson, Marcelinho, Boccardo e Wagner
Téc: Paulo Chupeta
Leia a Série dos Doze
O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio para não acabar, e melhorar ainda mais. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN