Todo ano as coisas funcionam mais ou menos do mesmo jeito. O campeonato brasileiro caminha pro fim, o estadual ainda parece uma miragem distante e tudo que existe de futebol são os amistosos “amigos de fulano x amigos de siclano”, onde você pode ver imagens dignas de fanfic como Eri Johnson tabelando com Gabriel Jesus para marcar gol num cantor sertanejo. E é exatamente nessa época que elas pegam fogo. Sim, elas, as especulações.
Dadas com maior ou menor grau de convicção, por meios mais ou menos confiáveis – pode tanto ser a chegada de Conca via Fox Sports quanto a chegada de Schweinsteiger via um perfil de twitter fake chamado noticiaz_mengao – são elas que movimentam o noticiário nessa época em que não temos gols, não temos dribles, temos no máximo imagens de como estão sendo as férias do Adryan na Disney e até lá ele já deve estar decepcionando o Mickey e o Pateta.
Este ano a principal especulação é de Conca, meia ex-Fluminense e que viria por empréstimo de um ano do futebol chinês. Anunciada com diferentes graus de certeza por diferentes meios – para alguns jornais é uma possibilidade distante, para outros Conca já está treinando na Gávea, a gente que não notou – ela seria aquela “contratação de oportunidade” que a diretoria sempre fala, já que Diego é o titular inquestionável do meio de campo.
Seria uma contratação de risco, já que Conca vem de uma lesão grave no joelho? Seria, claro, ainda mais pela idade do jogador. Mas Conca sempre pareceu ser daqueles jogadores diferenciados, não apenas pela qualidade, mas também pelo profissionalismo, e um Conca recuperado poderia ser incrivelmente útil numa temporada longa e cheia de competições como aquela que o Flamengo vai ter.
Ainda no meio de campo temos a possível vinda de Rômulo, atualmente no futebol russo, também dada como certa por vários colunistas esportivos. Volante revelado pelo Vasco e com passagem pela seleção brasileira, Rômulo viria muito provavelmente para colocar Márcio Araújo no banco, o que faz com que uma grande parte da torcida nem queira saber se ele realmente é bom, apenas queira que ele venha e logo.
Já no ataque as especulações são muitas e correm soltas, indo desde conhecidos do torcedor, como Marinho e Vitinho, que fizeram bons campeonatos brasileiros e parecem estar naquele misterioso estágio de negociação “está tudo acertado, só falta o clube aceitar”, até desconhecidos como Lucas Alario, atacante do River Plate cujo vídeo de apresentação no site da ESPN consiste de vários replays do mesmo chute dele em cima do goleiro, o que, admito, me deixou sim preocupado.
Mas com a atual diretoria, a primeira na história recente do Flamengo que espera um jogador ser contratado pra anunciar a contratação – prática incomum no futebol brasileiro – a tendência é que as novidades só comecem a realmente chegar no começo do próximo ano. Até lá, seguem as incertezas, segue o jogo das especulações, segue a possibilidade de imaginar um ataque Guerrero, Messi e Éverton em que o argentino supera as dificuldades de comunicação pra dar esporros em portunhol no Márcio Araújo por só tocar a bola pra trás.
João Luis Jr.
Twitter: @joaoluisjr
Imagem destacada nas redes sociais: Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Deixe seu comentário!
Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias.
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.