É fato que o Flamengo é o time jogando o melhor futebol no Brasil, mas será que esse desempenho seria destacado em algum outro campeonato do mundo? Para o comentarista Fábio Sormani, da ESPN, a resposta é que sim e usou o Campeonato Italiano como comparação.
Sormani destacou que o futebol italiano é duro e físico, mas que falta muita capacidade técnica, o que o Flamengo tem de sobra. Desse modo, o comentarista disparou: “Tecnicamente o Flamengo é melhor que qualquer time da Itália”.
No mesmo momento ele foi repreendido por outros companheiros, que não concordaram com a sua opinião. O comentarista da ESPN manteve sua opinião e afirmou que o Flamengo é melhor que qualquer time italiano, como Inter de Milão, Juventus, Milan e Napoli.
Leia ainda: Ex-Flamengo revela bastidor e real motivo da saída de Pablo Marí
Se levarmos em consideração a última edição dos campeonatos Brasileiro e Italiano, o Flamengo ficou com a vice-liderança ao somar 71 pontos, marcando 69 gols e sofrendo 36. Enquanto isso o Milan, campeão da Serie A, fez 86 pontos e marcou os mesmos 69 gols do Rubro-Negro, além de ter sofrido 31 gols.
Nesse sentido, o Flamengo de 2021 não teria sido campeão italiano. Contudo, teve pontuação para estar na quarta colocação, atrás de Milan, Inter e Napoli mas à frente da Juventus. Além disso, o Flamengo atual vem jogando muito melhor do que na temporada anterior, com desempenho comparado ao extraordinário ano de 2019.
Sormani e colegas avaliaram chances do Flamengo na fase de grupos da Liga dos Campeões
Recentemente Andres Pereira opinou que o Flamengo iria disputar o G4 da Premier League. Durante o a edição do F90 da última sexta-feira (26), o ex-jogador Zé Elias discordou do atleta por se tratar de um campeonato com intensidade e nível tático muito distintos do Brasileirão. Do mesmo modo, o Rubro-Negro iria sofrer na Itália e França por serem campeonatos muito físicos. Contudo, o comentarista afirmou que na Espanha o Mais Querido se daria bem, por ter um estilo de jogo mais próximo do que os comandados de Dorival vêm apresentando.
A declaração de Andreas também foi motivo para que o programa levantasse as possibilidades de Flamengo e Palmeiras na fase de grupos da Liga dos Campeões. No Grupo A (Ajax, Liverpool, Napoli e Rangers) a maioria acredita que os brasileiros brigariam pela terceira colocação que dá vaga à Europa League.
Já no Grupo B (Porto, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Club Brugge), os comentaristas se dividiram mas inclinados em uma possível classificação de Flamengo e Palmeiras. A partir daí, contudo, o debate começou a discutir as comparações, afirmando que a diferença de níveis futebolísticos é muito grande.
Ainda assim, o comentarista da ESPN disse que o Flamengo estaria melhor que os italianos. No Grupo C (Bayern de Munique, Barcelona, Inter de Milão e Viktoria Plzen) o comentarista afirmou que o Rubro-Negro ficaria abaixo de Bayern e Barça. Enquanto isso, no Grupos H (PSG, Juventus, Benfica e Maccabi Haifa), ele afirmou que o Flamengo só fica abaixo do time de Paris.