O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu na manhã desta quarta (12) adiar o julgamento de Diego Costa, Nathan Fernandes e do técnico do grêmio, Renato Gaúcho, pelos fatos ocorridos durante a derrota por 1 a 0 para o Bahia. A partida, valida pela 4ª rodada do Brasileirão, aconteceu em 27 de abril, na Fonte Nova. Ainda não foi marcada nova data para o julgamento. Com isso, todos podem enfrentar o Flamengo, nesta quinta (13), no Maracanã.
O auditor relator Rodrigo Raposo argumentou durante sessão da 3ª Comissão Disciplinar do STJD que havia retirado o processo 0276/2024 de pauta, pois não se sentiu confortável em votar sem examinar a denúncia de que um diretor de arbitragem da Federação Baiana que não deveria estar em campo avisou ao quarto árbitro sobre as ofensas dos gremistas. Os demais auditores concordaram com a argumentação e aprovaram o adiamento.
➕Carrasco do Grêmio, Gabigol pode ser carta na manga do Flamengo para jogo desta quinta
Além de Renato Gaúcho, denunciado no artigo 258 do código disciplinar brasileiro, Diego Costa também foi enquadrado no mesmo artigo, por xingar o 4º árbitro. O centroavante já está fora do jogo com o Flamengo por lesão muscular. Nathan Fernandes foi denunciado no artigo 243, que fala em “ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto” e pode pegar de uma a quatro partidas.
Renato Gaúcho reclamou de interferência externa na Fonte Nova
A argumentação do auditor relator Rodrigo Raposo se baseia em denúncia do Grêmio de que um diretor da Federação Baiana de Futebol que não deveria estar no gramado da Fonte Nova foi o responsável por relatar as supostas ofensas de Diego Costa ao 4º árbitro. Foi nesse momento que Renato Gaúcho retirou os reservas do banco.
Na entrevista coletiva após o jogo, Renato Gaúcho reclamou bastante do fato: “O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. Foi ele que disse que viu o Diego falar alguma coisa”. O relator do STJD quer checar esse fato antes de emitir parecer sobre as expulsões dos gremistas.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson
- Flamengo coloca mensagem subliminar com provocação ao Vasco em anúncio de projeto do estádio
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo