O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) marcou para o próximo dia 21 um julgamento que pode custar caro ao Flamengo na reta decisiva do Campeonato Brasileiro, Na mesma sessão, irão a julgamento Gerson, Bruno Henrique e o próprio Flamengo pelos incidentes na partida contra o Santos, no Mané Garrincha.
Expulsos, Gerson e Bruno Henrique podem ser suspensos por vários jogos. Já o Flamengo está ameaçado de perder mando de campo nas últimas rodadas do Brasileiro.
Leia mais: Gerson é expulso por mesmo árbitro que nem Gabigol contra Athletico-PR
Expulso por uma cotovelada em Julio Furch após revisão do VAR, Gerson foi denunciado por agressão física, no artigo 254-A. A pena mínima, se condenado neste artigo é de 4 partidas. Como já cumpriu suspensão automática, o volante perderia os jogos contra Bragantino, América-MG e Atlético-MG e só voltaria na penúltima rodada, contra o Cuiabá.
Já a pena máxima pode chegar a 12 jogos, o que tiraria Gerson do restante do campeonato.
Por sua vez, Bruno Henrique foi enquadrado no artigo 258, por “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. A pena mínima é de um jogo, e neste caso Bruno Henrique estaria liberado para jogar. Mas a punição máxima pode chegar a seis partidas, o que também tiraria o atacante do campeonato.
Flamengo pode ser multado e perder mando por objetos atirados em campo
Por fim, o Flamengo vai responder por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo”. A punição pode ser de multa de até R$ 100 mil e perda de um a dez mandos de campo.
Na súmula, o árbitro Raphael Klein registrou que garrafas e assentos plásticos foram arremessados no campo em três momentos diferentes no fim da partida. Uma dessas garrafas atingiu o zagueiro Rodrigo Caio.
Embora o jogo tenha sido no Mané Garrincha, a perda de mando de campo impediria o Flamengo de jogar no Maracanã. O jogo contra o Bragantino não está sob risco já que os ingressos já estarão vendidos a essa altura, mas as partidas contra Atlético-MG e Cuiabá podem ser afetadas.
Além disso, o Flamengo vai responder também por atraso na volta de campo no intervalo. Neste caso, a punição prevista é de multa de R$ 1 mil por minuto.
O STJD marcou o julgamento de Gerson, Bruno Henrique e do Flamengo para as 10h do próximo dia 21, dois dias antes do jogo do Flamengo contra o Bragantino, no Maracanã.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão