No decorrer da última semana, o vice-presidente jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, afirmou que o clube acionou o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para paralisar o Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América. Mas horas depois, a liminar foi indeferida por Otávio Noronha, presidente do órgão. No entanto, as esperanças rubro-negras ainda não se esgotaram.
O STJD marcou para quinta-feira (17) a sessão que irá julgar a última instância do tribunal neste caso. De acordo com o portal Uol, o julgamento será transmitido ao vivo e começará às 10h (horário de Brasília).
“Pode um time sem quatro atletas disputar contra times completos? Isso não guarda respeito ao regulamento“, disse Rodrigo Dunshee em entrevista ao site.
Leia também: Renê e Filipe Luís divergem sobre Domènec em live: ‘Para de falar m…’
Confira trecho da nota do Flamengo enviada à CBF
“A despeito do que acontece hoje no FLAMENGO, que está desfalcado por ter pelo menos 6 (seis) atletas convocados, essa situação precisa ser conversada e apreciada, até mesmo para proteger os outros clubes no futuro. Ou seja, não é apenas uma questão envolvendo o FLAMENGO. A discussão suplanta a identificação de uma única agremiação desportiva. É preciso discutir o futebol brasileiro, e a função e a missão da Entidade Nacional de Administração. Esse é o momento oportuno para fazê-lo.
Além da questão das convocações, existe atualmente outro fator extremamente lesivo para o FLAMENGO e também para os clubes cariocas como um todo, isto é, coma realização da Copa América no Brasil, o estádio do Maracanã foi requisitado para receber as partidas deste torneio, o que prejudica bastante os clubes que exercem o seu mando de campo no Estádio jornalista Mário Filho, uma vez que precisarão se deslocar para outras praças , gerando um maior desgaste de seus atletas e dos demais profissionais envolvidos, sem contar os custos com deslocamento, alimentação e estadia, em tempos tão difíceis para a realidade financeira dos times brasileiros”