O Japão surpreendeu o mundo ao vencer a favorita Alemanha na estreia da Copa do Mundo. Os japoneses saíram atrás com gol de pênalti, assim como a Arábia Saudita contra a Argentina. Mas repetindo o feito dos primeiros ‘azarões’ desta edição de Copa do Mundo, o Japão buscou a virada no segundo tempo vencendo por 2 a 1.
O Japão começou a se soltar na segunda etapa, principalmente precisando do resultado. Os japoneses colocaram a bola no chão e mostraram que também sabem jogar um bom futebol. Com coragem, o Japão se lançou ao ataque e buscou a virada.
Leia Mais: Dirigente liga o alerta por Mundial de Clubes no Flamengo e manda a real
O jogo entre Alemanha e Japão
A Alemanha se mostrou superior tecnicamente logo de início e apertava em busca do gol, mas ele só saiu de pênalti, com Gundogan, aos 33 minutos. O goleiro derrubou o adversário na área e o juiz não deixou de marcar a penalidade. Este foi o sexto pênalti na edição atual, ainda na primeira rodada: Equador, Irã, Gales, Polônia e Argentina já tinham sido favorecidos e apenas Lewandowski perdeu pelos poloneses contra o México.
A Alemanha ainda chega firme com Muller e Gnabry no fim do primeiro tempo, mas o gol foi anulado. Havertz estava impedido e não adiantou colocar a bola para dentro das redes japonesas no rebote.
2° tempo
O jogo ficou mais equilibrado, com os japoneses subindo as linhas e pressionando pela bola em busca do gol de empate. Aos 66, Itakura surpreende Neuer e quase marca de cabeça, mas o goleiro estava ligado e fez ótimas defesas antes de sofrer o empate: Doan recebe na área aos 75 e estufa as redes alemãs.
Com a bola no pé e mostrando seu jogo, o Japão virou o jogo de forma surpreendente aos 83 minutos com Takuma Asano, que recebe ligação direta da zaga para o ataque, domina e vence o goleiro Neuer. A Alemanha tentava apostar em sua artilharia aérea com grandalhões como Rudiger, mas teve dificuldades de levar perigo aos japoneses desde os 70 minutos, quando o goleiro Gonda fez quatro boas defesas consecutivas.
Aos 94, Goretzka teve a principal chance do empate em um belo chute da entrada da área, mas a bola passou tirando tinta da trave no lado direito do goleiro japonês. O juiz encerrou a partida sem mais grandes emoções.