Matías Viña assustou torcedores do Flamengo após choque de cabeça com Adriano Martins, zagueiro do Atlético-GO, e deixou a partida direto para o hospital. Logo ao perceber a condição do atleta em campo, o Dr. Mário Tannure mostrou cartão vermelho para o banco de reservas e a cena gerou questionamentos. Após o jogo, o chefe do DM rubro-negro explicou a ação e nova regra da CBF para casos de concussão.
“Caberá a nós, médicos da equipe, constatar a concussão e informar ao árbitro. Para isso, eu terei o cartão vermelho junto comigo e ele será entregue a equipe de arbitragem após identificar os sintomas no atleta. Sempre após o fim do jogo, o cartão é devolvido, e assim com ele é entregue um questionário preenchido detalhando os sintomas identificados e o tratamento feito com o jogador”, explicou Tannure em seu Instagram.
➕: Flamengo age rápido e encaminha contratação de Edinara para o lugar de Sabrina
A apresentação do cartão por parte do departamento médico faz o time pode utilizar a nova regra de substituição extra da CBF. Nesta temporada, a entidade autoriza substituições para casos de concussão que não contam para o limite de cinco por partida.
“Essa substituição só é prevista em casos de concussão por choque de cabeça, problema muito comum no futebol e que nós, médicos do esporte, estamos acostumados a lidar.”
Em outra publicação em seu Instagram, o médico rubro-negro destacou a importância de identificar os sintomas rapidamente para evitar seguidas concussões. Ele afirmou que atletas costumam apresentar sintomas claros, já que os choques costumam ser fortes. Viña, por exemplo, aparentava estar muito desorientado após o choque de cabeça com zagueiro do Atlético-GO.
“Os sintomas variam de acordo com a gravidade. Então é muito importante que a gente entenda os sintomas, porque uma concussão leve pode se tornar uma concussão grave. A gente evita ao máximo a síndrome do segundo impacto, como se chama. Existem sinais gritantes, como o atleta reclamar de dor no pescoço, irritabilidade, fraqueza, formigamento e pode ter perda da consciência muito comum. O atleta não lembra de momentos próximos ao episódio ou fica com visão dupla.”
É justamente para garantir que Viña não terá novos problemas devido a concussão que o Flamengo mantém cautela para o retorno do uruguaio. Ele se apresentou melhor nesta segunda-feira (15), mas está fora da partida contra o São Paulo, nesta quarta, por prevenção do departamento médico.
Tannure faz importante alerta sobre concussão no esporte
O médico rubro-negro fez um vídeo dedicado a alertar as pessoas sobre o risco de concussão em qualquer nível de prática esportiva. Tannure destaca que os casos são cada vez mais comuns e tanto amadores quanto profissionais precisam saber reconhecer sintomas para prevenirem a si e pessoas próximas.
“É importante vocês com filhos ou parentes praticantes de atividade física entenderem. Se você começar a sentir sensação de esquecimento, desequilíbrio, uma sonolência maior, aumento da emotividade, fadiga, falta de energia, dor de cabeça, à vezes tonteira. Todos esses podem ser sintomas de concussão. É importante entender, um assunto muito relevante cada dia que passa mais esforços estão sendo feitos. Estou aqui esclarecendo porque eu vi que criou-se muitas dúvidas (sobre o Viña) e vim falar de alerta para você possa reconhecer sintomas e prevenir problemas…”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão