Um terremoto de magnitude 7,8 aconteceu na manhã desta segunda-feira (6), na Turquia. A tragédia vitimou mais de mil pessoas e a proporção foi tão grande que se tornou o pior no país desde 1939. Com corpos soterrados e famílias procurando por seus entes queridos, o número de vítimas ainda pode aumentar. Ex-jogadores do Flamengo estão no país, como Willian Arão e Gustavo Henrique. O técnico Jorge Jesus treina a dupla no Fenerbahçe.
Em entrevista ao Globo News, Willian Arão deu o parecer de dentro da situação e falou sobre o clima de luto. Além disso, relatou que há conhecidos soterrados ou com familiares perdidos, como funcionários do clube.
Leia Mais: Flamengo vale o dobro do Mallorca, time que bateu o Real Madrid
“Os turcos e nós também estamos recebendo [a situação] de uma forma devastadora, porque é uma tragédia sem precedente. Eles são muito patriotas. Estão todos mobilizados para tentar ajudar, prestar serviço de alguma forma. Companheiros nossos de trabalho estão soterrados, suas famílias também. É uma tragédia imensa. O clima também não tem ajudado, porque em algumas partes ainda há neve, muito frio. Também dificulta um pouco, mas é um clima de luto mesmo, muita tristeza”, relata o volante.
Atleta relata que esteve em local atingido
Arão mora em Istambul e o epicentro do terremoto foi a cidade de Gaziantep; por isso, o ex-Flamengo não reparou o ocorrido. No entanto, ficou muito preocupado com os familiares, já que estava concentrado com o time para um jogo do Fenerbahçe e não estava em contato com os seus.
“Eu não senti, a gente não sentiu o tremor aqui em Istambul. Depois de saber, tranquilizei a família, perguntei como a minha família aqui em Istambul estava, porque como a gente tinha jogo eu estava concentrado. Depois também falei com os meus irmãos, falei com o meu pai, dizendo que estava tudo bem, mas a gente jogou nessa cidade, em Gaziantep há semanas, e provavelmente muitas dessas pessoas estavam no estádio também”, conta.
O jogo em questão foi contra o Gaziantep FK e o time de Willian Arão venceu por 2 a 1. O Fenerbahçe jogaria contra o Konyaspor pelo Campeonato Turco nesta segunda-feira (6), às 14h (Horário de Brasília), mas a partida foi adiada.
Willian Arão diz que elenco do Fenerbahçe está apreensivo em busca de amigos
O volante contou ainda que os jogadores estão muito mexidos com a situação, até porque vários deles têm amigos que podem estar em perigo. A preocupação se alastrou e o elenco está muito apreensivo buscando informações sobre conhecidos e parentes.
“Os próprios jogadores que têm amigos, alguns trabalhadores do nosso time, os funcionários, todos eles têm amigos de algumas partes desses lugares [atingidos]. Então, você vê apreensão neles e sente a dor, porque pode acontecer com qualquer um. É muito triste. Você vê crianças, gente de todas as idades (sendo vitimadas)”, explica o jogador.
O atleta que foi multicampeão pelo Mais Querido comenta ainda a mobilização no país.
“Tem muita gente se mobilizando, já tem muita gente saindo propriamente de Istambul, que é onde eu vivo, indo pra lá [área mais afetada], ajudando, todo mundo de alguma forma tentando ajudar. Eu consegui ver o pessoal do clube tentando bolar uma estratégia para ver como nós, jogadores e o próprio clube, poderíamos ajudar de alguma forma”, revela.
Arão finaliza mandando uma mensagem aos afetados e deseja que a tragédia termine com o menor número possível de novas vítimas: “O que eu posso fazer nesse momento é orar pra essas famílias, orar para que eles consigam resgatar o maior número de pessoas possíveis, porque é devastador mesmo”.