Desde que Tite chegou ao Flamengo que o treinador optou em um esquema tático com três atacantes, sendo dois abertos pelas pontas. No entanto, em 2024, o clube contratou o meia uruguaio Nicolás de la Cruz e isso colocou uma pressão no técnico para que o 4-4-2 fosse utilizado com mais frequência. Para Tite, essa formação ainda está em processo de evolução.
Assim que o Flamengo goleou o Boavista por 4 a 0 no Maracanã, Tite destacou que é importante que o Fla saiba jogar com um quarteto no meio. Ou seja, o time precisa ter uma maior variação, ainda mais para duelar contra adversários que ficam recuados, cedendo pouco espaço. Esse seria o cenário perfeito para ter Erick Pulgar, Arrascaeta, Gerson e De La Cruz.
➕: ‘Chamamos a atenção’, diz Cléber Xavier sobre físico do Flamengo
“A equipe já está entrosada com os externos. Já a outra, ela terá que aprender a jogar sem pensar, isso é só ter a rotina. Não tem outra forma. É de errar e encontrar seus espaços, ter uma melhor jogada de articulação, ela fez bons jogos também assim. É importante para uma equipe não jogar de um jeito apenas. Vão ter jogos que você irá precisar mais de posse. Aí dá para jogar com um quarteto no meio de campo”, disse Tite.
Escalação do Flamengo contra o Fluminense ainda é uma incógnita
Com 21 pontos, o Flamengo é o líder do Campeonato Carioca, mesma pontuação do rival Fluminense. Mas no domingo, os rivais se enfrentam e prometem um grande clássico pela penúltima rodada da Taça Guanabara. Ainda não se sabe se Tite terá a opção de escalar Gerson, já que o volante se recupera de uma infecção urinária. A bola rola às 16h.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson
- Flamengo coloca mensagem subliminar com provocação ao Vasco em anúncio de projeto do estádio
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo