Flamengo e Bahia decidem classificação às semifinais da Copa do Brasil nesta quinta-feira (12), às 21h45, no Maracanã. O Mengão possui vantagem no confronto por vitória no jogo de ida, é favorito para avançar e conta também com o bom histórico de Tite na competição quando está em cenário de vantagem.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
Campeão da Copa do Brasil em 2001, quando dirigia o Grêmio, Tite está em sua oitava participação no torneio. O treinador mantém uma escrita desde que disputou a competição pela primeira vez, em 1997: nunca foi eliminado quando começou um confronto vencendo. Cenário que vivenciou 10 vezes, no comando de Caxias, Grêmio, Internacional e Flamengo, todas com classificação.
➕ Alvo do Flamengo no passado, Evander está brilhando na MLS
A disputa com o Bahia é o 24º duelo do mata-mata nacional que o treinador encara em sua carreira. Ou seja, dos 23 confrontos anteriores, o time de Tite começou com vitória no primeiro jogo e terminou classificado em 43% das disputas.
Vale destacar ainda que a vantagem do primeiro jogo se fez valer duas vezes em especial. Primeiro em classificação do Caxias sobre o Sergipe, em 2000, quando conquistou vitória por 1 a 0 na ida e perdeu o segundo jogo por 2 a 1. Mas o torneio ainda adotava o critério de gol fora de casa e o time de Tite avançou.
Já a segunda foi justamente nas quartas de final desta temporada, entre Flamengo e Palmeiras. O Mengão se classificou com vitória por 2 a 1 no placar agregado: triunfo por 2 a 0 na ida e derrota pelo placar mínimo em São Paulo.
Histórico dos times de Tite quando começam vencendo na Copa do Brasil
2000
- Caxias 1 x 0 Sergipe- Ida 2ª fase
- Sergipe 2 x 1 Caxias– Volta 2ª fase
*Caxias se classificou pelo critério de gol fora de casa
2001
- Grêmio 4 x 1 Vila Nova (MG)- Ida 1ª fase
- Vila Nova 3 x 2 Grêmio– Volta 1ª fase
- Grêmio 1 x 0 Fluminense- Ida oitavas de final
- Fluminense 0 x 0 Grêmio– Volta oitavas de final
- Grêmio 2 x 1 São Paulo – Ida quartas de final
- São Paulo 3 x 4 Grêmio- Volta quartas de final
- Grêmio 3 x 1 Coritiba- Ida semifinais
- Coritiba 0 x 1 Grêmio– Volta semifinais
2009
- Guarani 1 x 2 Internacional- Ida 2ª fase
- Internacional 5 x 0 Guarani- Volta 2ª fase
- Náutico 0 x 3 Internacional- Ida oitavas de final
- Internacional 2 x 0 Náutico- Volta oitavas de final
- Internacional 3 x 0 Coritiba- Ida semifinais
- Coritiba 1 x 0 Internacional– Volta semifinais
2024
- Flamengo 1 x 0 Amazonas FC- Ida 3ª fase
- Amazonas FC 0 x 1 Flamengo– Volta 3ª fase
- Flamengo 2 x 0 Palmeiras- Ida oitavas de final
- Palmeiras 1 x 0 Flamengo- Volta oitavas de final
Retrospecto do Flamengo de Tite aumenta favoritismo na Copa do Brasil
Além do histórico de Tite, o direito poder empatar para se classificar faz do Flamengo amplo favorito por vaga na semifinal da Copa do Brasil. Isso porque o retrospecto do time no Maracanã em 2024 é de pouquíssimas derrotas, raros jogos onde sofreu mais de um gol e ótimo aproveitamento.
O aproveitamento do Fla como mandante é 84%, com 21 vitórias, três empates e somente duas derrotas. Chama a atenção os números de 51 gols feitos e 12 sofridos nesses 26 partidas, o que representam médias de 1,9 gol feito por jogo e 0,46 sofrido. Mas, além disso, o time só não marcou gols em casa duas vezes neste ano: empate em 0 a 0 com o Fluminense, no Carioca, e derrota para o Botafogo por 2 a 0.
Tite utiliza a pausa para a Data Fifa preparar e recuperar os atletas do Flamengo. Gabigol, Arrascaeta e Léo Pereira estão treinando com o elenco, enquanto De La Cruz vive expectativa de retorno. Mas vale destacar também a necessidade de ajustes táticos. As atuações recentes foram alvos de críticas, e a esperança é que período de descanso faça time retomar nível que já apresentou neste ano.