Após derrota do Flamengo por 2 a 1 para o Bolívar, nesta quarta-feira (24), Tite comentou decisão de não relacionar cinco jogadores por opção técnica. O treinador se baseia em relatórios de condição física e optou por deixar Arrascaeta, Pedro e outros titulares de fora da partida na altitude de La Paz. Contudo, após a derrota, o treinador foi questionado se estava arrependido e foi firme ao defender o planejamento.
“A ciência está há bastante tempo, não é nenhuma novidade. Está desde o tempo que eu jogava, a quantificação de carga traz atletas que têm a condição e o suporte que tem o Flamengo também. Mas eu tenho também muita lucidez para não estourar um atleta na sequência de jogos e perder depois. Aí fica muito fácil, dizer ‘Viña não tem sequência’, mas aí ele machuca. A capacidade técnica começa a se perder”, disse Tite, antes de completar:
➕: Ficha técnica Bolívar 2 x 1 Flamengo – 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores
“Respeito a pergunta, mas não é nenhuma novidade ciência no futebol. É só procurarmos informações verdadeiras a esse respeito. Risco há, estratégia há e a opção foi em cima disso. A responsabilidade é nossa (comissão), mas é mais minha que sou o técnico que escala. Busca de pontuação para recuperação (próximos jogos da Libertadores)”, finalizou o treinador.
Arrascaeta, Pedro, Varela, Ayrton Lucas e Erick Pulgar foram os atletas não relacionados por planejamento a “guiado pela ciência na busca da mais alta performance”, segundo comunicado do clube. Além de Cebolinha, Allan e Léo Pereira, desfalques por problemas médicos, Carlinhos que não está inscrito e Gabigol suspenso por tentativa de fraude no doping.
Tite garante que a decisão foi correta e vai manter planejamento no restante da temporada. A escolha resultou em escalação muito modificada em relação ao time titular e a presença de jovens da base na equipe. Foram cinco no jogo: Wesley, Igor Jesus, Victor Hugo, Matheus Gonçalves e Lorran.
Um fato curioso é que a quantidade de jovens sem minutagem no banco provavelmente fez Tite não utilizar as cinco mudanças, algo comum em brasileiros na altitude. O treinador fez apenas três mudanças no time que começou a partida.
Situação do Flamengo no Grupo E da Libertadores
A fala de Tite sobre luta na Libertadores é pelo cenário que o Flamengo se encontra após a derrota desta quarta. Além de ver o Bolívar abrir cinco pontos na liderança, o Rubro-Negro pode perder o segundo lugar do grupo em caso de vitória do Millonarios sobre o Palestino.
O Fla possui quatro pontos após uma vitória, um empate e uma derrota nos primeiros três jogos da competição. Agora, pode perder a segunda posição nesta rodada e não depende mais de si para classificar em primeiro lugar. Isso porque o Bolívar pode chegar aos 18 pontos, enquanto o clube somará no máximo 13.
O Rubro-Negro precisa vencer a partida contra os bolivianos no Maracanã, além dos outros dois confrontos do returno, e ainda torcer para tropeço do rival. Além disso, é importante que o time tente fazer saldo nos jogos em casa para o caso de disputar liderança nos critérios de desempate.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão