Para além dos títulos e glórias de toda sua história, o Flamengo também é conhecido por revelar grandes craques do futebol mundial. Um deles é Lucas Paquetá, meia de de 26 anos que atualmente joga no West Ham, da Inglaterra. Apesar de fazer boa primeira temporada pelo clube, foi na segunda metade de 2023 que o Cria da Gávea deu seu verdadeiro salto na Europa. O ano, inclusive, também foi bem movimentado para o jogador fora das quatro linhas.
Paquetá chegou ao West Ham em agosto de 2022 como a contratação mais cara da história dos Hammers (60 milhões de euros). Vindo do Lyon, da França, o ex-jogador do Flamengo começou a temporada como reserva, mas ganhou seu espaço conforme o passar dos jogos e terminou como titular e destaque da equipe.
Leia mais: Oferta por Capixaba não reduz interesse do Flamengo por Viña
A cereja do bolo veio em junho de 2023, já no final da temporada, quando os Hammers conquistaram o título inédito da Conference League. O volante foi fundamental para a conquista, dando assistência mágica para o gol da vitória na final diante da Fiorentina.
Assim, Lucas Paquetá ajudou o West Ham a sair da fila e levantar seu primeiro troféu em 43 anos.
Lucas Paquetá é sonho de Guardiola no Manchester City
Terminando a temporada de 2023-23 em alta pelo time de Londres, Paquetá entrou no radar de grandes clubes europeus. Um deles foi o Manchester City de Pep Guardiola, atual campeão da Champions League e do Mundial de Clubes. O técnico espanhol revelou interesse no jogador e fez pedido direto para que os dirigentes do clube o contratassem ainda neste ano.
O clube de Manchester, inclusive, chegou a acenar com proposta de 70 milhões de libras (R$ 420,6 milhões) por Paquetá. Com a primeira oferta rejeitada, os Citizens se mostraram dispostos a continuar negociando valores com os Hammers. O que ninguém esperava, no entanto, era que o ex-jogador do Flamengo se complicaria com polêmicas extra-campo envolvendo manipulações de apostas esportivas.
No caso, Lucas Paquetá entrou em esquema que determinava que o jogador levasse um cartão amarelo proposital enquanto estivesse em campo. A controvérsia também envolveu Luiz Henrique, atleta recentemente especulado no Flamengo que também deveria cavar a punição para que a aposta fosse completa.
Dessa maneira, o City não quis se envolver em grandes problemas e recuou nas negociações por Paquetá. No entanto, com o caso abafado e o meia se mantendo em alta na Premier League, o time de Guardiola já avalia retomar os contatos com o West Ham para trazer o jogador a cidade de Manchester.
Paquetá sofreu lesão em último jogo do West Ham no ano
Destaque na temporada, a última partida de Paquetá em 2023 foi marcada por infelicidade do meia ex-Flamengo. Isso porque o craque brasileiro sentiu lesão e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo do jogo contra o Arsenal.
Embora tenha preocupado os torcedores do West Ham, Lucas Paquetá foi as redes sociais para tranquilizar seus fãs. O ex-jogador do Flamengo, inclusive, estipulou prazo para seu retorno através de publicação no X, antigo Twitter.
“Passando para agradecer a todos pelas mensagens. Foi apenas uma pequena lesão na panturrilha e em uma semana estarei de volta! Jesus tá no barco”, avisa Lucas Paquetá no seu Instagram.