Flamengo e Criciúma se enfrentam às 16h do próximo sábado (20), no Estádio Mané Garrincha, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em situações distintas na tabela, os catarinenses (14º) pegam o Rubro-Negro (3º) buscando pontuar a qualquer custo em um cenário de pouco tempo para treinos e elenco reduzido.
Vindo de uma maratona de jogos nas últimas semanas, o Criciúma entra em estado de alerta para a sequência da temporada. Da vitória contra o Botafogo, no dia 22 de junho, até a derrota para o Corinthians nesta terça-feira (16), o time fez ao todo sete partidas, com duas vitórias, três derrotas e dois empates.
➕Último Flamengo x Criciúma aconteceu em data histórica para rubro-negros
O desempenho em campo pode ser entendido a partir das dificuldades que clubes de baixo orçamento como o Criciúma enfrentam em um campeonato de tiro longo e com um calendário complicado, como o Brasileirão.
Isso porque o Criciúma jogou contra Internacional, no Sul, no dia 30 de junho, e uma semana depois pegou o Vitória, na Bahia, em 07 de julho, expondo-se às variações climáticas que acabaram sendo prejudiciais para seu elenco. Além disso, as fortes chuvas que atingem a cidade de Santa Catarina forçam o time a reduzir seus treinamentos.
As condições de jogo da equipe carvoeira foram tema da coletiva de imprensa concedida pelo técnico Claudio Tencati após a partida contra o Corinthians, na noite desta terça-feira.
“Estamos atravessando um período muito chuvoso em Criciúma e na região que atrapalham demais o nosso trabalho. Os trabalhos de finalizações às vezes não conseguimos fazer, às vezes são trabalhos reduzidos em função do gramado muito molhado. E ainda tem o estado gripal. Pegamos um jogo no Nordeste contra o Vitória e voltamos para jogar em casa contra o Fluminense. Tivemos essa mudança de clima e estamos sofrendo com isso também. Temos alguns jogadores gripados”, disse.
Tencati também ressaltou que irá avaliar as condições dos jogadores e fazer alterações no sistema de jogo para enfrentar o Flamengo no próximo sábado.
“Quem acompanha sabe que o Criciúma tem essa particularidade de não ficar refém de um mesmo sistema de um jogo para o outro. Se houver necessidade de mudar peças e sistema para o jogo contra o Flamengo, vai ocorrer. Pensaremos nisso e estudaremos o que será melhor para o jogo”, afirma o técnico.
Flamengo e Criciúma se opõem em investimentos
Com um investimento que não supera nenhuma outra equipe da série A do Brasileirão deste ano, o time do Sul sente os impactos negativos das dificuldades impostas pelo calendário do futebol brasileiro.
Na tabela de investimentos dos 20 times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro 2024, Flamengo e Criciúma ocupam polos perfeitamente opostos considerando o período anterior à abertura da janela de transferências atual.
Enquanto o Flamengo é o primeiro colocado do ranking com R$ 158 milhões de reais gastos em contratações neste ano, o Criciúma ocupa a vigésima colocação, com R$ 500 mil investidos. A informação é do GE.
Tentando driblar a escassez de peças no elenco e as dificuldades climáticas, o Criciúma vai a campo no sábado em busca de um respiro na tabela.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção
- Cicinho coloca Neymar acima de Zico com a camisa da Seleção Brasileira
- Torcida do Flamengo zoa Atlético-MG com outdoor na Grande BH