O presidente Lula vetou o artigo da nova Lei Geral do Esporte que autorizava os clubes a obrigarem os atletas a realizar até duas horas e meia de treinos regenerativos mesmo em dias de folga. Recentemente, aliás, a decisão do técnico Jorge Sampaoli de fazer os jogadores treinarem no dia seguinte de jogos da Libertadores fora do Brasil causou polêmica no Flamengo.
Conforme citava o texto que o Senado enviou à sanção do presidente: “será assegurado repouso semanal remunerado, preferencialmente em dia subsequente à participação do atleta na partida, quando realizada no final de semana, com possibilidade, em caráter excludente e limitativo da presente disposição, de treino regenerativo de até 2 (duas) horas e 30 (trinta) minutos no cômputo da jornada de trabalho, o qual poderá ser realizado no dia do repouso semanal“.
Leia mais: Sem jogos, Flamengo faz raro treino à noite
O presidente Lula vetou esse artigo. Entretanto, isso ainda não significa que ele não poderá virar lei. Para isso, o Congresso Nacional precisa derrubar o veto do presidente.
Lula ainda vetou vários outros artigos da Lei Geral do Esporte. Entre eles, estão o que previa mudança na cláusula de rescisão dos contratos, atendendo protesto dos atletas. E também o que obrigava o repasse de parte do dinheiro da transferência de jogadores a uma federação de atletas. Neste caso atendendo a reivindicação dos clubes.
Sampaoli só deu primeira folga para o elenco após um mês
Talvez se antecipando à nova lei, Jorge Sampaoli levou um mês para dar a primeira folga aos jogadores do Flamengo. Ele assumiu o cargo no dia 17 de abril e só deu a primeira folga ao elenco em 17 de maio. A folga aconteceu após o jogo de ida da Copa do Brasil contra o Fluminense.
Contudo, com o veto do presidente Lula, os jogadores continuam tendo direito a pelo menos um dia de folga semanal sem nenhum tipo de atividade. Nos últimos anos, com o Flamengo pagando religiosamente os salários em dia, advogados trabalhistas têm recorrido muito a supostos dias de folga trabalhados a fim de buscar indenização para seus atletas na Justiça.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Spindel explica negativa ao Corinthians por Hugo Souza e admite sondagens pelo jogador
- Wallace, ex-Flamengo, acerta com clube da Série C do Brasileirão
- Sormani aponta quatro meias melhores que Arrascaeta em 2024
- Notícias do Flamengo: Fortaleza, Internacional e naming rights
- Fortaleza x Flamengo: vidente prevê resultado pela 35ª rodada