Ex-jogador e atual presidente do Vasco, Pedrinho participou do podcast Futebolaço e relembrou o tri vice para o Flamengo nos Campeonatos Cariocas de 1999, 2000 e 2001. Durante a entrevista, o ídolo do cruzmaltino afirmou que o a equipe de São Januário deveria ter ‘estraçalhado’ o Rubro-Negro, mas a história terminou diferente.
Com o gol de falta de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo, o Flamengo se consagrou tricampeão estadual sobre o Vasco, e garantiu o primeiro pentatri de sua história. Já o Cruzmaltino não sabe o que é vencer o Fla em finais há 36 anos.
➕ Com pênalti questionável, Flamengo perde pro Vasco primeiro jogo da final da Copa Rio Sub-20
“Eu só participei da terceira (2001), as duas primeiras eu estava machucado. Cara, se você olhar o jogo que é o gol de falta do Pet, o primeiro jogo, que nós vencemos, o Flamengo jogou melhor. No segundo jogo, era para a gente estraçalhar o Flamengo. A gente perdeu uns quatro gols na cara do Júlio. Acho que o Romário nem jogou esse jogo”, disse.
“A gente teve muitas oportunidades. A gente jogou muito melhor o jogo que a gente perdeu do que o jogo que a gente ganhou. Agora, são coisas que não se explica. Eu, hoje, quando vejo os lances, não quero fazer críticas e nem vou. Mas, eu vejo alguns movimentos do jogo, que se não tivessem sido feitos, de repente, poderia ter um outro destino. Na minha cabeça, quanto mais posse, mais qualidade, menos a bola está para o adversário. Quando você está ganhando e começa a tirar qualidade e colocar mais marcação, para as pessoas, você acha que está defendendo mais. Mas, teoricamente, menos qualidade e menos posse, mais risco”, pontuou o ex-atleta.
Entrevistador do podcast, Dieguinho, torcedor do Vasco, comentou sobre a possibilidade de o Vasco ter se preocupado mais com o Brasileirão e a Libertadores, do que com a final do Estadual. Pedrinho se opôs ao comentário e disse que não acredita na possibilidade de disputar uma decisão pensando em outra partida.
“Eu não consigo acreditar entrando numa final pensando em Brasileiro ou Libertadores, não tem como. Impossível, pelo menos eu penso isso, ainda mais se tratando de Vasco e Flamengo. A ansiedade pré-jogo é natural, mas o rolar da bola tira essa ansiedade. Você carregar qualquer tipo de história para aquele jogo, especificamente… Quando a bola rola, cai por terra”.
Histórico de Flamengo e Vasco em finais
Apesar de Pedrinho afirmar que a partida de 2001 deveria ter sido um ‘amasso’ do Vasco sobre o Flamengo, a história se desenhou de forma diferente. O cruzmaltino não vence o Rubro-Negro em finais há 36 anos – desde 1988. O último triunfo do time de São Januário em uma decisão contra a equipe da Gávea foi em 22 de junho, pelo Carioca. Cabe destacar que não estão sendo consideradas finais de turno, apenas de campeonatos.
Na época, o Brasil acabava de parar para desvendar o mistério da novela Vale Tudo, de “quem matou Odete Roitman?” Ayrton Senna ganhava o seu primeiro título mundial pela Fórmula 1, e a Seleção Brasileira fracassava nas Olímpiadas de Seul.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão