O futebol brasileiro é conhecido mundialmente por ser um grande celeiro de craques e com ele surgem grandes potenciais de exploração de suas marcas. Com essa premissa, a empresa Tero Labs lançou o projeto Rough Diamonds (Diamantes brutos, em português), que é uma série exclusiva de Tokens Não Fungíveis (NFT) colecionável com 11 promessas do futebol brasileiro. E se o assunto é craques do futuro, o Flamengo estará muito bem representado.
Isso porque dos 11 jogadores, três são do Mais Querido. São eles: Matheus França, Felipe Lima e Matheus Gonçalves. A empresa escolheu o trio do Flamengo com base no potencial de serem as próximas estrelas do futebol mundial visando a Copa do Mundo de 2030.
Leia mais: $Mengo é listado pelo Mercado Bitcoin
Com grandes potenciais de exploração comercial em cima dos futuros craques do Mengão, o mercado de NFT já é uma realidade. Segundo a Tero Labs, a grande vantagem dos NFTs está no controle da quantidade disponível dos itens colecionáveis.
Dessa forma, num futuro, por serem raros, terão potencialmente mais valor de mercado. A facilidade de colecionar itens digitais também é um fator relevante no projeto. Se antes o colecionador precisava ir à uma banca de jornal e esperar as remessas chegarem às ruas, agora sem sair de casa ele poderá adquirir seus valiosos itens.
O mercado de NFTs (tokens não fungíveis) está numa grande crescente. De acordo com o CEO da Tero Labs, Bruno Pessoa, em 2020 houve investimento de 100 milhões de dólares nesse segmento. Já em 2021 seu crescimento foi da ordem de 21 bilhões de dólares nesse mercado. A promessa é que em 2022 será ainda maior.
Para os atletas, uma das vantagens será a possibilidade de maior interação com os fãs. Como são itens raros, a relação com os donos das NFTs será mais direta. Ainda segundo Bruno Pessoa, num futuro os fãs podem se tornar uma espécie de sócios dos atletas já que apostaram neles no início de carreira antes de estourarem para o mundo.
Na negociação com os futuros craques do Flamengo e dos outros times, a Tero Labs definiu que a figurinha mais rara e valiosa pertencerá ao próprio jogador.