Por Thauan Rocha | Twitter @Thauan_R e @flaimparcial Facebook: Flamenguista Imparcial
“Precisamos saber um mínimo sobre um assunto para pelo menos reconhecer o quanto não sabemos.”
Primeiro, para poder entender melhor esse texto, sugiro que vejam pelo menos os primeiros minutos do vídeo Discussões de Internet, do canal Nerdologia.
Nele ouvimos falar do efeito de Dunning-Kruger, que é “a incapacidade de perceber os limites do próprio conhecimento, que leva indivíduos com menos informação a acreditarem que sabem mais do que aqueles realmente entendidos. Os portadores dessa síndrome receberam de Dunning o carinhoso apelido de ‘idiotas confiantes’. ‘Os incompetentes são frequentemente abençoados com uma confiança inadequada, afiançada por alguma coisa que, para eles, parece conhecimento.’”
Mas o que isso tem a ver com futebol? Bom, eu diria que tudo.
Todos os dias nos cercamos de informações e opiniões sobre o futebol. Desde técnica, tática, preparação física, administração e afins, mas isso não nos torna especialistas. Como bem disse o Atila no vídeo, nós “acabamos confundindo a familiaridade que temos com a profundidade de conhecimento”.
É comum a torcida falar: “Fulano está livre, o Flamengo precisa contratar. O salário dele é X. Se oferecermos X ou X+Y ele vem, certeza”. Onde arrumaram esses dados? Vai que todos esses torcedores têm contatos dentro dos clubes pelo resto do mundo ou as informações passadas pela imprensa é 100% confiável, mesmo que canais/programas/jornalistas diferentes falem de valores completamente distintos com uma convicção de dar inveja.
Como especialistas em administração e profundos conhecedores das contas do clube, já decretaram que cabe no orçamento. E não se preocupam, ainda cabem outros tantos jogadores caros que nem livres estão. Se não tiver dinheiro, oferece um jogador da base (até porque estamos cheios de craques) ou arruma um empréstimo. Traz que a torcida paga, né? Kleber Leite que o diga.
Outro fator importante é que já devem ter acertado com os familiares e o próprio jogador, porque TODOS querem jogar no Flamengo. Convenhamos que é uma balela. Ainda somos fracos, o CT é fraco e está situado em um país problemático, em uma cidade, apesar de toda sua fama bonita, problemática. Espero que o Fla se torne tão atrativo pros jogadores quanto é pra torcida, mas há um longo caminho até lá.
Enfim, a torcida fala como se fosse tão simples, como se fosse um supermercado. Tu olhas na prateleira e bota no carrinho. Sem papo. Gostou? Dá o dinheiro e leva.
Às vezes também fico impressionando com o conhecimento das pessoas em relação aos outros times. Não sei vocês, mas eu só “sei” algo sobre o Flamengo, é o ÚNICO time que acompanho. Se tiver outro jogo e eu não tiver nada melhor pra fazer, assisto. Só que tem pessoas que parecem assistir aos jogos de todos os times do Brasil, da Argentina, do Uruguai, da Europa e por aí vai. Criticam TODOS os jogadores anunciados e ainda querem crucificar a diretoria pelos especulados.
Afinal, quantos jogadores já foram especulados? Mais de 50, podem ter certeza. Quantos já escalaram o time ideal pra 2016? Galera, o Brasileirão acabou há 9 dias e a eleição há 8 dias, como o Fla teria tempo de contratar jogadores incontestáveis? Todo ano é a mesma reclamação (talvez esse até esteja tendo um agravamento graças ao clima eleitoral que AINDA persiste). Nós nos baseamos em nada e criticamos tudo, por fim, damos soluções absurdas como se soubéssemos de algo.
Vocês sabem quem é o Chiquinho? Eu não faço a menor ideia. Vocês acompanharam o Arão no Botafogo? Eu não. Sou um ignorante, não sei nada, apenas torço. E vou continuar torcendo pra isso tudo dar certo. Não quer dizer que não vou criticar, só pretendo tomar cuidado para não sair criticando feito um louco, indo apenas pelo que um amigo disse (ou pelo que vi na time line).
“As pessoas não têm um índice interno expressamente separado do que elas sabem versus o que elas não sabem” afirma o professor Dunning
Os trechos destacados foram retirados da Revista Galileu.
SRN!
Comente pelo Twitter @MRN_CRF ou direto na fanpage do MRN no Facebook (clique aqui). Sua opinião faz toda diferença!
Thauan Rocha escreve no Flamenguista Imparcial, da Plataforma MRN Blogs. A opinião do autor não reflete necessariamente a opinião do Mundo Rubro Negro.