O Flamengo se classificou para as semifinais da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (12), e vai disputar a vaga na final com o Corinthians. Confronto que marca mais um encontro do técnico Tite com seu ex-clube, onde foi multicampeão, mas que também possui um histórico de duelos importantes no mata-mata nacional. O treinador já enfrentou a equipe três vezes no torneio, duas em finais.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
O primeiro e único título de Copa do Brasil que Tite conquistou até aqui na carreira foi justamente sobre o Corinthians. Ele comandou o Grêmio até o título da competição com vitória na casa do time paulista na decisão. Conquista essa que foi a primeira do técnico em âmbito nacional e o fez ganhar visibilidade.
➕ Estádio do Flamengo: partes suspendem ações na Justiça; nova reunião somente em outubro
O jogo de ida já contou com momentos emocionantes. O Corinthians abriu 2 a 0 fora de casa, mas o time treinado por Adenor se recuperou e conseguiu buscar o empate. Já no jogo de volta, no Morumbi, o Grêmio venceu por 3 a 1, um dos gols marcados pelo ex-Flamengo Zinho, e se sagrou campeão.
Mas não só de alegrias é o retrospecto de Tite contra o Corinthians na Copa do Brasil. Em seu ano de estreia na competição, 1997, o comandante foi eliminado com o Juventude logo na primeira fase o cruzar com o time paulista. Após empate de 2 a 2 no placar agregado, o adversário venceu nos pênaltis.
Além disso, o treinador rubro-negro sabe o que é perder um título para o alvinegro. 8 anos após vencer à frente do Grêmio, mas dessa vez no comando do rival Internacional, Tite ficou em segundo lugar na Copa do Brasil de 2009.
Veja abaixo o retrospecto:
Copa do Brasil 1997- 1ª Fase
- Ida: Corinthians 2 x 0 Juventude
- Volta: Juventude (3) 2 x 0 (5) Corinthians
*Corinthians avançou nos pênaltis
Copa do Brasil 2001- Final
- Ida: Grêmio 2 x 2 Corinthians
- Volta: Corinthians 1 x 3 Grêmio
Copa do Brasil 2009- Final
- Ida: Corinthians 2 x 0 Internacional
- Volta: Internacional 1 x 2 Corinthians
Pelo Flamengo, Tite tem 50% de aproveitamento contra Corinthians
Adenor só enfrentou seu ex-clube desde que assumiu o Flamengo em duas oportunidades: uma vitória e uma derrota no Brasileirão 2024. O primeiro encontro terminou em vitória por 2 a 0 no Maracanã, em jogo que contou com brilho de Lorran e volta por cima do time em momento ruim na temporada.
Já a última partida foi antes da pausa para a Data Fifa, no 1º de setembro. Sofrendo com muitos desfalques, a equipe rubro-negra fez jogo ruim e deixou a Neo Química Arena com revés de 2 a 1.
Agora, o confronto de semifinal da Copa do Brasil vai desempatar esse retrospecto do treinador. Mesmo que placar agregado termine empatado, algum dos clubes vai avançar para a final. Flamengo e Corinthians se encaram nas semanas dos dias 2 e 16 de outubro, reedição da final de 2022 vencida pelo Mengão.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Tim Vickery culpa Pedro por vexame da Seleção Brasileira
- Brasileirão: Flamengo tem 2 jogadores entre os que mais recuperam bolas
- Chapolin Rubro-Negro evolui quadro e se aproxima de alta
- Sesc Flamengo x Fluminense: Edinara aponta o que fará a diferença para o Mengão
- Final da Copa do Brasil pode salvar bilheteria do Flamengo