Flamengo e Universidad Católica entram em campo pela terceira rodada da Libertadores 2022, nesta quinta-feira (28), no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. Buscando garantir a classificação, o Rubro-Negro vai ao Chile após uma derrota para o Athletico-PR no último sábado (23) pelo Brasileirão.
No entanto, a situação da equipe chilena parece ser ainda mais complicada. A Universidad Católica tem passado por um momento bem instável este ano. O time já entrou em campo 14 vezes, tendo cinco vitórias, um empate e oito derrotas. A equipe marcou 15 gols e sofreu 21 no período.
Leia mais: Chilenos flamenguistas: consulado prepara festa para jogo do Flamengo na Libertadores
Nas últimas cinco partidas, a Católica permaneceu na onda de maus resultados e perdeu para Talleres, La Serena e Hauchipato. Porém, a vitória contra o Sporting Cristal na segunda rodada da Copa Libertadores deu um ânimo para a equipe chilena e fez com que eles entrassem de vez na briga por uma vaga na próxima fase da competição.
Entretanto, o fôlego trazido pela vitória na Libertadores não foi suficiente para afastara a crise. Depois de perder para o Huachipato, o técnico Cristian Paulucci não resistiu à pressão dos resultados negativos e acabou demitido da equipe chilena. O treinador chegou em setembro de 2021 e foi campeão nacional com a Universidad Católica no ano passado.
Estilo de jogo da Universidad Católica
A Universidad Católica joga muitas de suas partidas com o esquema 4-3-3, porém, sem a bola usa uma linha de 4-5-1. Seus destaques estão no ataque, o que pode dificultar a zaga do Flamengo. A velocidade de Gonzalo Tapia e Diego Valencia, dois jovens promissores. Além dos atacantes de lado, a Católica conta com a experiência de Fernando Zampedri, que foi o autor do gol da vitória do time sobre o Sporting Cristal, na última rodada.
A equipe é a atual campeã chilena; mas com a má fase, o time ocupa somente a nona posição na tabela atual do campeonato, com 13 pontos conquistados, oito pontos atrás do rival Colo Colo.
Tabu no San Carlos de Apoquindo
Se a equipe chilena não conta com um bom retrospecto recente, eles podem ter como carta na manga o problema que o Flamengo tem no estádio San Carlos de Apoquindo. Isso porque o Flamengo nunca conseguiu vencer o rival no estádio, acumulando três derrotas, nos anos de 2002, 2010 e 2017.
2002: Universidad Católica 2×1 Flamengo (fase de grupos)
2010: Universidad Católica 2×0 Flamengo (fase de grupos)
2017: Universidad Católica 1×0 Flamengo (fase de grupos)
O Flamengo enfrenta a Universidad Católica nesta quinta (28), às 19h. Os canais ESPN/Star+ transmitem a partida ao vivo.
Para ver na página do Facebook oficial da transmissão do jogo basta clicar aqui: https://www.facebook.com/events/403408954600633/