O Flamengo poderia ter garantido a classificação para as oitavas de final da Libertadores na Argentina. Bastava vencer o Talleres para chegar aos 12 pontos e não depender de mais nada para garantir a classificação antecipada ainda na quarta rodada, mas com gol contra de Arão, o time acabou empatando em 2 a 2, e ficou com 10 pontos na tabela.
Mas a esperança do flamenguista de se classificar ainda nesta quarta-feira (04) não acabava ali. Com três pontos da Universidad Católica e nenhum do Sporting Cristal, os chilenos e os peruanos se enfrentariam às 23h (Horário de Brasília). A Católica só não podia vencer, porque assim chegaria aos seis pontos e embolaria o grupo. Uma derrota bastaria para o Rubro-Negro avançar, mas não foi o que aconteceu: os times empataram em 1 a 1.
Apesar de não estar matematicamente classificado, o resultado não foi ruim para o Rubro-Negro. Com quatro pontos, a Católica só pode chegar até 10, caso vença os dois jogos que faltam, número que o Mais Querido já alcançou com antecedência. A situação no grupo é confortável, e o clube está perto de garantir vaga na próxima fase.
Leia Mais: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
O Flamengo ainda possui dois jogos pela fase de grupos pela frente, e a briga é pela primeira colocação do grupo, quiçá geral da competição continental. O time recebe a Universidad Católica no Maracanã no dia 17/05, às 21h30 (Horário de Brasília). A última rodada da fase é contra o Sporting Cristal, também no Maracanã, às 21h30 do dia 24/05.
Flamengo tenta o tricampeonato da Libertadores
O Mais Querido venceu em 1981 e 2019, e busca sua quarta final de Libertadores na história. Em 2021, o time bateu na trave pelo tri ao perder a final para o Palmeiras na prorrogação, após falha de Andreas Pereira, que viu Deyverson aproveitar a bobeada, roubar a bola e sair na cara do gol para vencer Diego Alves e fazer o gol do título palmeirense.
Em 2019, os dois gols de Gabigol nos minutos finais sobre o River Plate, no Peru, deram a taça ao Mais Querido depois de 38 anos de espera. No Mundial de Clubes, coincidentemente, enfrentou o Liverpool, assim como em 1981, mas desta vez acabou derrotado na prorrogação.
Em 1981 foram três jogos contra o Cobreloa, do Chile. O jogo desempate foi justamente no Estádio Centenário de Montevideo, no Uruguai, onde o Flamengo acabou derrotado pelo Palmeiras em 2021. Zico marcou duas vezes e deu o título ao Flamengo em 1981, vencendo o Mundial com um histórico 3 a 0 sobre o Liverpool em dezembro daquele ano.