Artilheiro das decisões do Flamengo, Gabigol tem a chance de ampliar ainda mais a sua vasta lista de gols em finais pelo clube. O camisa 10 soma 14 gols em 14 finais, balançando então as redes em dez dessas decisões. Quando não marcou com bola rolando, marcou de pênalti contra o Corinthians, por exemplo, dado que não entra nessa estatística.
Acostumado a quebrar recordes, o artilheiro quer continuar melhorando seus números e pode fazer isso contra o Independiente Del Valle na noite desta terça-feira (28), no Maracanã, às 21h30 (Horário de Brasília). O time perdeu a ida por 1 a 0 no Equador e se Gabigol marcar, é sinal de que o clube pode, por fim, ficar com a taça.
Leia Mais: Ídolo contemporâneo, Gabigol venceu mais finais do que perdeu pelo Flamengo
Números de Gabigol em finais pelo Flamengo:
A Glória Eterna
A Glória Eterna de Gabigol começou em 2019, com o jogo da vida de todo flamenguista da geração mais nova que não viu o time dos anos 80 em ação. Os dois primeiros gols do craque em finais aconteceram em Lima, no Peru, solo sagrado para todo flamenguista por conta da virada histórica nos minutos finais contra o River Plate.
Supercopa 2020
O Flamengo venceu o Athletico por 3 a 0 em Brasília e o artilheiro, que vestia a camisa 9, marcou o segundo gol da partida e assim decidiu sua segunda final pelo Mengão.
Gabigol quer repetir Recopa 2020
Contra o mesmo adversário de hoje, aliás, Gabigol marcou um dos três gols da vitória do Flamengo no Maracanã, na partida que deu o título da Recopa ao Mengão. Agora com a 10, o craque espera repetir o feito e assim conquistar o bicampeonato da competição.
Primeiro Hat-Trick em finais
No Cariocão 2021, contra o Fluminense, Gabigol marcou os três gols da vitória por 3 a 1, dando mais um título ao Rubro-Negro, bem como chegando ao hat-trick pela primeira vez em decisões. O Mengo bateu o rival e se sagrou tricampeão consecutivo no Carioca.
Algoz do Palmeiras na Supercopa
Em 2021, Gabigol ajudou o Flamengo ao marcar um dos gols do time no tempo normal. O jogo acabou empatado em 2 a 2, mas os cariocas levaram a taça ao vencer nos pênaltis.
Sequência de vices deixando sua marca
Multicampeão pelo Flamengo, Gabigol também perdeu algumas finais. Foram então três em sequência, com o time em má fase de 2021 para 2022. O Palmeiras deu o troco pela Supercopa na final da Libertadores 2021 e o gol do craque na decisão serviu para levar a partida para a prorrogação, mas não para evitar a derrota.
Na final do Cariocão 2022, contra o Fluminense, o jogador voltou a punir os tricolores no empate do jogo de volta, mas a derrota por 2 a 0 na ida fez com que o time ficasse com mais um vice.
Na Supercopa 2022, Gabigol abriu o placar contra o Atlético-MG, mas o jogo acabou empatado em 2 a 2 e o Flamengo perdeu nos pênaltis.
O dia que a Nação voltou a sorrir
Depois da sequência ruim e do título da Copa do Brasil sem gols do artilheiro no tempo normal, Gabigol voltou a fazer a maior torcida do mundo explodir de emoção. Isso porque o atleta balançou as redes do Athletico na final da Libertadores 2022, fazendo o único gol da partida no fim do primeiro tempo. A taça que mais apaixona a Nação foi novamente conquistada com a liderança do ‘anjo’, que virou ‘santo Gabriel’.
Supercopa 2023
Em 2023, o Flamengo voltou a perder a Recopa, desta vez para o Palmeiras. O jogo foi muito disputado e a derrota foi por 4 a 3, sendo dois gols de Gabigol. Essa foi a primeira vez que o artilheiro marcou mais de uma vez mas o clube não terminou com a taça.