Flamengo e Vasco se enfrentaram pela semifinal do Carioca valendo vaga para pegar o Fluminense na decisão. O Maracanã lotado viu o Rubro-Negro avançar ao derrotar o rival pelo placar de 3 a 1. O time venceu a ida por 3 a 2 e precisava de apenas um empate para seguir adiante. No entanto, em caso de empate no placar agregado, a classificação seria vascaína. Isso porque o clube foi o segundo colocado da Taça Guanabara, e o Flamengo, o terceiro.
No segundo tempo, com certas dificuldades no meio-campo, o Flamengo conseguiu o gol da vitória em um momento mágico da torcida flamenguista, cantando ‘Mengo’ em uníssono. Assim aconteceu o pênalti em Matheus França, convertido por Pedro.
Leia mais: Prognósticos e odds para Flamengo x Vasco no Carioca
O jogo
Aos oito minutos, Pedro recebe na entrada da área, finta e chuta para o gol. No entanto, o chute saiu fraco ao lado da baliza direita do arqueiro rival. Em seguida, o Vasco emendou um contra-ataque e chegou com perigo na área flamenguista, mas Santos saiu com segurança para ficar com a bola.
O Flamengo tentou puxar um ataque no minuto seguinte, mas a recuperação de bola vascaína levantou a torcida rival com a perda da posse de Gabigol no meio-campo. Aos dez minutos, Roberto Dinamite foi homenageado com seu nome no telão, em alusão ao número da camisa do ex-jogador. A torcida do Flamengo cantou em homenagem aos Garotos do Ninho, falecidos na tragédia do Ninho do Urubu.
Aos 12, Gabigol é puxado, sofrendo a falta. Com ela cobrada, a Nação apoiava e os rivais vaiavam até o momento de mais uma falta vascaína, desta vez, em Gerson. O camisa 20 não engoliu a seco e revidou no minuto seguinte.
Gol do Flamengo
Aos 16 minutos, Pedro aproveitou sobra na entrada da área para marcar um golaço e abrir o placar da partida. O Vasco, então, ficava atrás por dois gols no placar agregado, incendiando a Nação presente no Maracanã. Aos 18 minutos, Gabigol levantou ainda mais os torcedores ao mostrar disposição defensiva e cortar importante bola no campo de ataque do Vasco.
Abel Braga no camarote
Aos 20 minutos, Abel Braga foi visto em uma das cabines do Maracanã atrás da tribuna de imprensa e foi veementemente hostilizado pelos torcedores logo a frente.
Em cruzamento rasteiro, Gabigol se esticou e arrancou o suspiro da torcida, mas não conseguiu alcançar a bola e ampliar o marcador aos 26 minutos. Mas aos 27, em mais um lance de raça na dividida defensiva, Gabi ganha e levanta o torcedor. Ayrton Lucas fez o mesmo na sequência.
Gol do Vasco
O Vasco empatou a partida aos 31 minutos com Campasso, de cabeça, em após cobrança de escanteio. No entanto, a torcida flamenguista seguiu apoiando. Até porque o empate ainda dava a classificação ao Mais Querido.
Arturo Vidal, então, começou a se preparar para entrar, aquecendo antes do final do primeiro tempo, mas ainda sem entrar. Enquanto isso, dentro de campo David Luiz tentava acertar uma bomba de fora da área, mas ela subiu sobre o gol do Vasco.
Pressão do Flamengo
Na parte final da primeira etapa, o Flamengo ensaiou uma boa pressão com algumas chances de marcar. Antes dos 40, o Flamengo armou uma ótima jogada com participação de todo setor ofensivo. Na conclusão, Gabigol chutou fraco e o goleiro defendeu sem maiores problemas.
Logo depois, Arrascaeta teve boa chance, recebendo de Gabigol e chutando no canto direito, mas o goleiro voltou a defender. Era um Flamengo mais agressivo chegando ao ataque com perigo.
No fim do primeiro tempo, o Vasco ainda teve boa chance de virar o jogo e empatar no placar agregado, mas desperdiçou com um chute para forte, rente a trave direita do goleiro Santos.
2º tempo
O Vasco começou a segunda etapa em busca do gol salvador e começou assustando a defesa flamenguista. Defesa essa que perdeu a bola no setor defensivo duas vezes antes dos cinco minutos. O Vasco chegou a ter bola bola cruzada por baixo, mas não conseguiu concluir.
Por isso, aos dez minutos, Vitor Pereira colocou Everton Ribeiro, Varela e Vidal. O chileno, inclusive, passou diante do setor oeste pedindo para a torcida aumentar o volume antes de entrar na partida. Mas antes da entrada do trio, ainda deu tempo do Vasco seguir intensificando os ataques e levando perigo ao Flamengo, principalmente com algumas bobeadas da defesa.
No entanto, para a entrada dos jogadores, Vitor Pereira tirou Gabigol, Rodrigo Caio e Everton Cebolinha. As mexidas resultaram em xingamentos direcionados ao lusitano e a pressão em cima do técnico subiu mesmo ainda no início do segundo tempo.
Confusão na torcida do Flamengo
Em meio a tudo isso, surgiram princípios de confusão entre torcedores do Flamengo no Setor Norte.
Antes do tempo técnico, o Flamengo teve uma boa chance em cobrança de falta bem batida pelo uruguaio Giorgian de Arrascaeta.
O Flamengo seguiu perdendo bolas. Gerson foi um dos exemplos no segundo tempo, chegando atrasado na recuperação e tomando o cartão amarelo. Aos 24 minutos, Pedro tentou em dois chutes de fora da área para tranquilizar o confronto entre Flamengo e Vasco, mas não foi feliz.
Aos 30 minutos, com a pressão vascaína, entraram Matheus França e Léo Pereira, saindo Gerson e Arrascaeta. Novamente, a torcida chamou o técnico Vitor Pereiro de ‘burro’, hostilizando o treinador.’
Gols de Pedro e Matheus França
Matheus França sofreu pênalti após boa jogada e Pedro bateu. A torcida tirou o grito de ‘Mengo’ do fundo da alma e viu o artilheiro cobrar bem, no canto direito do goleiro rival e ampliando o placar agregado para 5 a 3, o que dificultou a vida do Vasco, já que tinha pouco tempo para marcar dois gols.
Ainda deu tempo de Ayrton Lucas ampliar com um golaço de cobertura no apagar das luzes, confirmando o Flamengo na decisão e alívio para Vitor Pereira.