Tite estreou com o pé direito no Flamengo. Nesta quinta-feira (19), o Mais Querido venceu o Cruzeiro no Mineirão por 2 a 0, com um belo cartão de visitas do novo comandante.
Tite fez o simples, mas garantiu os três pontos fundamentais nessa reta-final do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Flamengo se mantém no G4 e mais perto do líder.
A 27ª rodada terminou com o Flamengo em terceiro lugar, com 47 pontos. Acima do Rubro-Negro estão o Bragantino, com 49 pontos, e o Botafogo, com 58. A rodada foi favorável para o Flamengo: apesar da vitória do Bragantino contra o Santos, Palmeiras e Grêmio, vizinhos na parte de cima da tabela, perderam.
Leia mais: Lino explica diferença de Tite para Sampaoli: ‘Treinador que ajusta’
Agora quem está no “bolo” é a equipe alviverde, o tricolor e o Athletico, todos com os mesmos 44 pontos. A briga, porém, continuará nas próximas rodadas, apesar da ligeira vantagem do Flamengo pós-vitória contra o Cruzeiro. E o Mais Querido terá que ficar de olho para cumprir com seus objetivos do fim de temporada.
O levantamento do site Infobola mostra uma disputa acirrada e arriscada na zona de classificação direta para a Libertadores 2024. A estreia de Tite também garantiu um pequeno aumento na chance de título para o Rubro-Negro.
Flamengo é o terceiro time com mais chance de ser campeão brasileiro
O Botafogo venceu o América-MG fora de casa e se isolou ainda mais na liderança. Conforme a projeção do Infobola, o clube alvinegro possui 90% de chance de ser campeão. Quem vem logo atrás é o Bragantino, surpresa do Brasileiro e atual vice-líder. O Massa Bruta também conquistou os três pontos na rodada e se tornou o time com mais possibilidade de desbancar o Botafogo: 6% de chance.
Os três pontos na estreia de Tite coloram o Flamengo em terceiro colocado, sendo também a terceira equipe com mais probabilidade de se tornar campeão brasileiro. Segundo o levantamento, o Fla agora tem 2%. Grêmio e Palmeiras fecham o ranking com apenas 1%.
Libertadores: Flamengo dificilmente ficará de fora, mas precisa de atenção
Principal objetivo do Flamengo nesse Brasileirão, as chances matemáticas de garantir vaga na Libertadores 2024 são altas. O Infobola projeta que o Rubro-Negro tem 61% de possibilidade de terminar o campeonato no G4, ou seja, a zona de classificação direta. Quem está praticamente garantido é o Botafogo (99%).
O Flamengo vê suas chances aumentarem ao expandir o G4 para o G6. Cabe lembrar que os quatro primeiros da tabela partem diretamente para a fase de grupos da Libertadores, enquanto o quinto e o sexto colocado se encaminha para a fase classificatória, mais conhecida como pré-Libertadores. A projeção é de que o Rubro-Negro tem 85% de probabilidade de terminar o Campeonato Brasileiro no G6.
Em resumo, o Flamengo tem apenas 15% de chance de não se classificar para a Libertadores 2024. Apesar da porcentagem ser pequena, toda atenção é pouca. Isso porque, a disputa será acirrada nas últimas rodadas: Palmeiras, com 66% de chance de terminar entre os seis primeiros, Athletico (62%), Grêmio (60%) e Atlético-MG (50%) estão fortes na briga.
O que Tite tem como meta em 2023
Desde que foi anunciado pelo Flamengo, o técnico Tite já deixou bem claro quais as suas metas no clube neste final de temporada pelo Campeonato Brasileiro. Relembre:
“A classificação para a Libertadores é o objetivo inicial, e tem o sonho que ele pode ser, matemático, do título brasileiro. Mas tem o perigo também de não classificar para a Libertadores e esse é o nosso real. O objetivo, sim, é de conseguir a classificação direta, até pela grandeza do Flamengo”, avaliou Tite.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Varela ‘bate o martelo’ sobre futuro no Flamengo em 2025
- Leila Pereira volta a acusar Gabigol de tentar usar Palmeiras ‘de trampolim’
- Notícias do Flamengo: Pitta, Fortaleza e Borussia
- Os detalhes da oferta de renovação que Gabigol recusou do Flamengo
- Flamengo prevê arrecadar R$ 60 milhões com inauguração do estádio