No último sábado (15), o Flamengo entrou em quadra pela final da Champions League Américas de Basquete, mas mais uma vez não foi páreo para o grande time de Franca. O Orgulho da Nação perdeu por 88 a 79 e deu adeus ao sonho de disputar mais um Mundial. Mas após a dolorida derrota, o Rubro-Negro já se concentra no seu próximo objetivo: o título do NBB.
Maior campeão da história do Novo Basquete Brasil, o Flamengo terminou a fase de classificação do torneio na segunda posição, com 28 vitórias e quatro derrotas em 32 jogos, atrás somente de Franca, que conseguiu 100% de aproveitamento, com 32 vitórias. Com isso, o Flabasquete conseguiu vaga direta nas quartas de finais.
Leia mais: Galvão Bueno questiona chegada de Sampaoli ao Flamengo
No NBB, os quatro primeiros times avançam direto para as quartas, e descansam enquanto aguardam os confrontos das oitavas de finais. Segundo lugar na primeira fase, o Rubro-Negro enfrenta o vencedor da eliminatória entre Bauru (sétimo colocado) e São José (10º). Os dois times entram em quadra pelo primeiro jogo nesta segunda (17).
Melhor colocado, o Bauru tem a vantagem do mando de quadra, e, portanto, caso precise, o jogo três será no ginásio Panela de Pressão. Ainda sem as datas das quartas de finais confirmadas, o Flamengo faz sua estreia no mata-mata no dia 25, fora de casa. Vale lembrar que o Rubro-Negro tem a vantagem do mando de quadra contra todos os times do NBB, exceto Franca.
Flamengo tenta encerrar sequência de vices
Acostumado a dominar o basquete brasileiro, o Flamengo teve sua sequência de títulos importantes interrompida. Desde o ano passado, o Rubro-Negro só tem conquistado títulos estaduais. No NBB desta temporada, a equipe de Gustavo de Conti terá a chance de frear a sequência de vice campeonatos.
O Orgulho da Nação chegou à final do NBB passado, onde foi derrotado pelo Franca. O clube paulista também superou o Mengão na decisão da Copa Super 8 e da Champions League Américas desta temporada. Portanto, a promessa é de mais um grande jogo entre as duas equipes nesta atual edição.