O vice-presidente geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches, retirou a sugestão de emenda ao estatuto que colocava entre os objetivos do Flamengo a criação de empresas. A oposição temia que a emenda fosse o passo inicial para a criação de uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol) no clube.
Dunshee apresentou a emenda em abril. Na ocasião, ele argumentou que o objetivo era regularizar a criação da empresa conjunta com o Fluminense para a administração do Maracanã. Assim como a sociedade com o BRB para a formação de um banco do clube.
Leia mais: Soco em Pedro atinge Landim e Dunshee discutindo SAF nos EUA
A apresentação da emenda aos conselheiros aconteceu junto com as propostas para a extensão de mandato do presidente do Flamengo de três para quatro anos e a proibição de políticos com cargo eleitoral disputarem eleições no clube. Ambas as propostas irão à votação no Conselho Deliberativo no próximo dia 14 de setembro.
Entretanto, a pauta da sessão não incluiu a proposta de Dunshee. O MRN apurou que isso aconteceu porque o vice-presidente retirou a proposta de emenda. Com isso, ela não será mais votada.
Dunshee evita encontro com Bandeira após suspeitas sobre fake
O vice-presidente reduziu sua exposição pública depois que se tornou suspeito de ser o responsável por um perfil que ofendeu membros da oposição, incluindo o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello. Bandeira aguarda a resposta de operadoras de telefonia e do Twitter sobre quem foi o responsável por postagens na conta. Mas uma resposta inicial do Twitter revelou que elas vieram de computadores na Rua da Assembleia.
Isso aumentou as suspeitas sobre Dunshee, uma vez que o escritório de advocacia onde o dirigente trabalha fica nesta mesma rua, no Centro do Rio.
Caso a proposta de Dunshee fosse à votação, é provável que ele tivesse que se encontrar com Bandeira,. O ex-presidente deve comparecer à sessão, uma vez que é um dos maiores interessados em barrar a aprovação da emenda que proíbe candidaturas de políticos. Isso porque atualmente ele é deputado federal e não poderia concorrer a nenhum cargo no Flamengo na eleição do ano que vem em caso de aprovação da emenda.
Não está claro se Dunshee agora apresentará outra emenda que reinicie a tramitação da proposta a fim de criar empresas. Na recente aprovação da renovação do patrocínio com o BRB, dirigentes disseram que esperam apresentar ainda este ano aos conselheiros a proposta de criação do banco conjunto. Além disso, é aguardado para os próximos meses o edital de concessão definitiva do Maracanã, no qual o Flamengo deve concorrer através da empresa conjunta com o Fluminense.