Cria do Flamengo, Vini Jr continua fazendo história dentro e fora de campo. Dessa vez, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, decidiu reconhecer a influência positiva do jogador brasileiro para além do futebol. O craque repetiu feito do Rei Pelé.
Nesta sexta-feira (2), Vini Jr recebeu a visita de Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco, no CT do Real Madrid. O atacante foi eleito Embaixador da Boa Vontade, sendo o primeiro jogador brasileiro pós-Pelé a conquistar esse certificado.
➕ PVC escolhe destacar falhas de Vini após vitória do Real Madrid
Vinícius se tornou símbolo da luta antirracista ao enfrentar o preconceito com coragem no ano passado. Mas no seu discurso como embaixador, Vini também reforçou seu compromisso com a educação. O Camisa 7 é criador do Instituto Vini Jr, que promove melhorias no ensino de crianças e adolescentes de periferias e comunidades. O brasileiro afirma que todo o investimento é feito com seus próprios recursos.
“Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida. Claro que quero ser lembrado como um grande jogador, mas também como um cidadão que se esforçou para fazer algo diferente”, disse o jogador do Real Madrid, que completou:
“Eu luto pela educação desde os 19 anos e até esse ano apenas com os meus recursos, e meu Instituto cresce mês a mês no Brasil. Com a potência que é a Unesco, vamos impactar o mundo”.
Unesco vê Vini Jr como exemplo para geração
Já Audrey Azouly engrandeceu o trabalho de Vinícius Júnior e declarou que o atacante é um exemplo para a geração. “Vinícius não é apenas um jogador de futebol excepcional, ele tem também se engajado desde muito cedo em promover a igualdade de oportunidades por meio da educação no Brasil. Ele é um modelo para toda uma geração. A Unesco se sente honrada de tê-lo hoje como um de seus embaixadores da Boa Vontade”, destacou a diretora da Unesco.
Essa não é a primeira vez que Vini Jr é reconhecido pelo seu projeto social. Na última Bola de Ouro, o brasileiro foi condecorado com o Prêmio Sócrates. O Instituto Vini Jr existe desde 2020 e teve um papel fundamental durante a pandemia de Covid-19. O projeto já está espalhado pelo Brasil, com salas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e previsão de chegar ainda em Pernambuco.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Erick Pulga, artilheiro da Série B, é alvo do Flamengo, diz portal
- São Paulo não quer negociar atacante Calleri com o Flamengo
- Últimas notícias do Flamengo: Feminino, Fortaleza e estádio
- Copinha 2025: veja os adversários do Flamengo no torneio
- Flamengo não quer vender Wesley; Evertton Araújo permanecerá