Com quatro rubro-negros entre os convocados, a seleção brasileira sub-17 estreia hoje no Sul-Americano da categoria, que começou a ser disputado ontem no Chile. O primeiro compromisso da equipe comandada pelo técnico Carlos Amadeu é diante do Peru, às 22h15 (Brasília) com transmissão do SporTV, no Estádio Fiscal, na cidade de Talca, onde serão disputados os jogos do Grupo B.
Os adversários seguintes são Venezuela, Paraguai e Argentina. Os três melhores do grupo avançam para o hexagonal final que dará vaga no Mundial da Índia aos quatro primeiros colocados. A seleção de melhor campanha na fase final será declarada campeã.
Com 11 títulos no currículo, o Brasil vai em busca de mais uma conquista com uma geração bastante talentosa. Carlos Amadeu convocou 23 jogadores, dentre os quais, quatro são das categorias de base do Flamengo, que junto com o São Paulo teve o maior número de atletas convocados. São eles: Patrick (zagueiro), Weslley (lateral-direito), Vinicius Junior (meia-atacante) e Lincoln.(atacante).
O quarteto faz parte da geração 2000, prodígio do Flamengo nos últimos anos. Juntos, ficaram mais de 80 jogos sem perder, conquistando nove dos dez campeonatos que disputaram entre 2011 e 2015. O sucesso na Gávea os levou à seleção brasileira sub-15. Na categoria infantil, levantaram as taças do Sul-Americano, e do Quadrangular Internacional Simon Bolívar, disputado na Venezuela, ambas em 2015.
Terminaram a temporada 2016 com o time juvenil de forma invicta, conquistando o Torneio Sebastião Leônidas e o Estadual Sub-17. Este último com direito a um massacre de 10 a 1 em cima do Vasco no placar agregado da final. Licoln, Vinicius Junior e Weslley brilharam na partida final. Com apenas 16 anos, Lincoln e Vinicius Junior foram integrados aos juniores para a disputa da Copa RS de Futebol, em dezembro. O Mais Querido teve a sua melhor participação no torneio chegando às semifinais pela primeira vez. Na Copa Sâo Paulo, no início do ano, Wesllley também foi integrado ao grupo sub-20, e Lincoln e Vinicius assumiram a condição de titulares. Vinicius foi o grande protagonista do Flamengo na competição e chamou a atenção de jornalistas, torcedores e clubes estrangeiros.
Ao mesmo tempo em que se destacavam pelo clube, o quarteto da Gávea frequentemente aparecia nas convocações do técnico Carlos Amadeu. Seja para períodos de treinamentos na Granja Comary ou competições que visavam justamente o Sul-Americano Sub-17, a garotada do Flamengo marcou presença nos principais momentos de formação do grupo que foi relacionado para buscar a 12ª taça da competição. O auge desse período foi durante a conquista de forma invicta da BRICS CUP 2016, na Índia. Vinicius Junior foi a sensação do Brasil marcando gol em todas as cinco partidas.
http://https://www.youtube.com/watch?v=MgkKbt9r484
Olho nele!
Vinicius Junior é sem dúvidas o grande nome dessa seleção. O jogador de 16 anos despontou para o público no início desta temporada após uma excelente participação na Copa São Paulo de Futebol. Com multa rescisória estipulada em 30 milhões de euros, a joia rubro-negra já desperta o interesse de grandes clubes europeus, como Barcelona e Manchester United, mas o objetivo do Flamengo, por enquanto, é ter um retorno técnico com o atleta. Na Copinha, VJ – como foi apelidado nas redes sociais – foi o garçom, com cinco assistências, e artilheiro da equipe, com quatro gols.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.