O Especial “Personagens de um Semestre Perdido” apresenta 11 peças-chave para os resultados do 2023.1 do Flamengo. A maior parte desse elenco decepcionou, mas alguns se salvaram e outros contam com nossa certeza de que ainda podem muito em breve ajudar a reverter o quadro de vexames históricos que machucou a Nação nos primeiros meses desta temporada.
Nenhuma posição ilustra tão bem o planejamento ruim do Flamengo para 2023 quanto a lateral direita. A bem da verdade, o colapso já poderia ter acontecido antes. Em 2020, o Flamengo emprestou Rodinei sem contratar uma reposição e viu a lateral ficar sem dono quando Rafinha foi para a Grécia. Mas conseguiu contratar Isla a tempo. No ano passado, foi a vez de Isla deixar o elenco antes do previsto, mas uma subida de performance inesperada do mesmo Rodinei resolveu o problema de maneira não planejada.
Como errar é humano, e insistir no erro é departamento de Futebol do Flamengo, o contrato de Rodinei não foi renovado, o lateral saiu de graça e o Flamengo decidiu não trazer um novo titular para a posição, apostando em Matheuzinho, que já tinha se mostrado aquém das pretensões do Flamengo, e Varela, que chegara meses antes e ainda não tinha mostrado nada.
No início do ano, Vitor Pereira surpreendeu escolhendo Matheuzinho para começar como titular e foi punido com um pênalti cometido nos primeiros minutos do Mundial que sepultou as pretensões do Flamengo na competição. Começou um revezamento com Varela em que o melhor parecia quem estava no banco – até que nenhum dos dois estava. Se já não tinha um lateral de confiança, em um momento da temporada o Flamengo passou a não ter nenhum lateral literalmente quando Matheuzinho quebrou a perna e Varela passou um tempo afastado com uma lesão no quadril.
Mesmo assim, isso não foi o suficiente para convencer a diretoria da necessidade de contratar um lateral direito. Sem que isso tenha sido planejado, Wesley, que começou o ano na base, virou a única opção para a posição. Um peso enorme para o lateral de 19 anos, que sentiu. O início foi marcado por atuações ruins e uma expulsão na Argentina contra o Racing que acabou custando pontos preciosos ao Flamengo.
A falta de confiabilidade do lateral inclusive fez Sampaoli ter que buscar uma alternativa para o time sem um jogador na posição, montando um esquema com três zagueiros. O Flamengo, porém, perdeu contundência no ataque sem ganhar solidez na defesa.
Com Matheuzinho ainda se recuperando da fratura, Sampaoli voltou a ter Varela à disposição. Ele nunca deu sequência, porém, ao lateral uruguaio. Em vez disso, insistiu em Wesley. E, embora jogadores jovens estejam sujeitos a altos e baixos, os últimos tempos vão dando sinais de que a solução caseira e não planejada pode funcionar melhor do que o esperado.
Gol de centroavante em vitória na Libertadores
Wesley teve algumas atuações boas e destacadas, tornando-se uma válvula de escape pelo lado direito do campo e às vezes vendo o time atacar mais por ali do que pelo lado esquerdo de Ayrton Lucas, destaque na temporada. Deu assistências e até se tornou um herói improvável justamente contra o Racing contra quem havia falhado na Argentina.
O lateral apareceu como centroavante e, de perna trocada, marcou o gol que abriu o placar contra a equipe argentina. Junto com outro jogador vindo da base, Victor Hugo, conseguiu tirar o Flamengo de uma situação desconfortável e colocá-lo no caminho da classificação para as oitavas da Libertadores, depois sacramentada contra o Aucas.
Ainda é cedo para saber o papel que Wesley terá no segundo semestre do Flamengo, mas ele continuará sendo a primeira opção para a posição mesmo com a volta de Matheuzinho, um status completamente inesperado no início do ano para o lateral que chegou ao clube em abril de 2021 vindo do Atlético Tubarão (SC). Embora tenha renovado o contrato recentemente, não surpreenderia que com o novo status o clube precise rever as condições contratuais do seu novo lateral titular, que já chegou a chamar a atenção do Barcelona, que tentou contratá-lo por empréstimo no início da temporada.
O fato é que Sampaoli parece tão convencido de ter encontrado o jogador certo que o técnico argentino não pediu um lateral-direito entre os reforços que a diretoria já trouxe e ainda planeja trazer na janela do meio da temporada. Isso apesar de já ter liberado Varela para procurar outro clube. Planejado ou não, o destino do futebol rubro-negro até o fim de 2023 passa pelos pés do lateral Wesley.
“Crítica todo mundo recebe, eu soube aceita-lá. Todos os meus companheiros passam muita confiança, me ajudam muito, o Sampaoli também. Sempre converso com ele, David Luiz e com os mais experientes. Pra mim é importante sempre manter a cabeça boa e continuar com a confiança alta”
Wesley, lateral-direito do Flamengo, formado nas divisões de base do clube
Contribua: [email protected]