O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, foi alvo de xingamentos da torcida no empate contra o Cruzeiro. Dentro do clube, porém, o sábado marcou mais um passo na articulação da situação para estender o mandato de Landim.
Isso porque neste sábado (27) se esgotou o prazo estabelecido pelo Conselho Deliberativo para que conselheiros apresentassem sugestões para mudar o texto de algumas propostas de emenda ao estatuto. Entre essas propostas, está a que muda a duração de mandatos presidenciais no clube de 3 para 4 anos.
Lei mais: Flamengo manda dirigente à sessão de CPI que adiou votação sobre Landim
A aplicação da mudança ao mandato de Landim deve trazer polêmica. Entretanto, aliados já admitiram que querem estender a permanência de Landim no cargo. O próprio presidente não descartou a possibilidade de extensão do seu mandato.
Landim venceu as eleições em 2018 e 2021. Seu mandato acaba no fim de 2024 e ele não tem direito a uma nova reeleição. Antes da proposta de extensão de mandato, o Conselho vetou uma emenda que previa a chance de Landim concorrer a um terceiro mandato. Isso porque essa proposta violaria as regras do Profut.
A proposta de emenda ao estatuto prevê o fim da reeleição no Flamengo. Os mandatos passariam a ser de quatro anos sem direito à reeleição.
Emendas pró-SAF e contra Bandeira também avançam
Além da emenda que estende o mandato de Landim, também se esgotou hoje o prazo para os conselheiros sugerirem alterações nas emendas que permitem ao Flamengo criar empresas e proíbem ocupantes de cargos públicos a concorrerem à Presidência.
A oposição vê a primeira emenda como uma abertura de caminho para o Flamengo virar uma SAF, apesar de a justificativa oficial ser para a abertura de uma empresa em parceria com o BRB e a disputa da licitado do Maracanã.
Já a segunda é apontada como direcionada a impedir uma nova candidatura de Eduardo Bandeira de Mello. Isso porque o ex-presidente atualmente é deputado federal, com mandato até o fim de 2026.
Comissão que limitou Off-Rio e barrou voto a distância vai analisar
Com o encerramento do prazo para alterações, a Comissão de Estatuto agora analisará as emendas. Será essa comissão, formada unicamente por conselheiros da base de apoio a Landim, que vai elaborar o texto final que vai à votação do plenário.
Essa é a mesma comissão que apresentou um texto que limitava o número de sócios Off-Rio apesar das tentativas da oposição de derrubar a restrição. Ela também barrou propostas para o clube ter voto a distância nas próximas eleições sob a alegação de que isso contraria os objetivos maiores do clube, que seriam de reunir os sócios na sede.
Após a análise da comissão de estatuto, o presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Alcides, aliado de Landim, marcará uma data para a votação.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- ‘Não vai se repetir’: Diego Alves emociona Nação com carta sobre 2019
- ‘Tem que ganhar sempre’ e ‘foco no hoje’: os mantras de Filipe Luís antes de Flamengo x Cuiabá
- Flamengo pode ter até 8 reforços para jogo contra Fortaleza
- Errata: MRN errou em matéria sobre representação contra Landim e chapa de Dunshee por compra de votos
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo