LEIA MAIS: Flamengo bate o Burgos e é bicampeão mundial de basquete
Por isso, para comemorar os 69 anos do Galinho, o MRN resolveu listar cinco músicas que fazem homenagem ao eterno camisa 10 da Gávea.
Camisa 10 da Gávea
Aliás, ‘camisa 10 da Gávea’ é uma das canções que homenageam o Galinho. Zico era um exímio contador de faltas, e a composição de Jorge Benjor faz alusão a uma de suas principais virtudes como jogador.
“É falta na entrada da área. Adivinha quem vai bater? É o camisa 10 da Gávea. É o camisa 10 da Gávea”, diz a canção do autor.
Samba da Estácio
Em 1995, a Estácio de Sá homenageou os 100 anos do Flamengo. Quem não podia ficar de fora da letra da música era justamente Zico, que havia feito parte dos momentos mais importantes daqueles 100 anos de existência da instituição.
O momento lembrado, inclusive, foi o Mundial conquistado por Galinho, em 1981, na parte em que a letra diz: “Será que você lembra como eu lembro o mundial que o Zico foi buscar?”
A canção é entoada até hoje nas arquibancadas do Maracanã, e Zico sempre volta a ser homenageado pelos torcedores.
Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz
Ou samba-enredo que faz homenagem ao Galinho é o samba da Imperatriz, de 2914. Este é dedicado inteiramente a história da lenda, que tem seu nome, Arthur, aproveitado para fazer alusão ao rei Arthur, já que Zico também é considerado rei.
A letra trata exatamente disso, principalmente quando exclama: “Oô”, o povo cantava… Domingo, um show no gramado! Com seus cavaleiros, Arthur se tornava o ‘Rei do Templo Sagrado'”!
Zico é nosso rei
A composição de Alexandre Pires conta com os olhos um torcedor que quer passar o amor por Zico a um filho, e dizia: “Filho o nome dele também é Arthur. Fazia mágica com os seus pés.”