No último final de semana, o Independiente Del Valle venceu o São Paulo por 2 a 0 e conquistou mais um título da Copa Sul-Americana. Em evidência no cenário continental desde 2016, quando foi vice da Libertadores, o time é referência no trabalho de base e vem se transformando em uma potência no Equador.
O projeto do Del Valle vem rendendo frutos nos últimos anos. Com pouco investimento e em um mercado periférico, o ótimo trabalho nas categorias de base fez o time sair do ostracismo e se transformar em campeão equatoriano e bicampeão da Sul-Americana, ganhando a alcunha de “Matador de Gigantes”.
Leia mais: Dia das Crianças: 10 dicas de presentes do Flamengo para pequenos rubro-negros
Por isso, o MRN apresenta quatro promessas e um “veterano” que foram os destaques do Independiente Del Valle na temporada e no título da Sul-Americana. São jogadores que podem fortalecer ainda mais o elenco do Flamengo na próximo janela do mercado de transferências.
Cabem no Flamengo? Veja os destaques do Independiente Del Valle
Moisés Ramírez
Para início de conversa, todo bom time começa por um bom goleiro. E é o caso do Del Valle. Moisés Ramírez tem apenas 22 anos, mas já é um dos melhores goleiros do futebol sul-americano. Revelado na base, é um goleiro tranquilo e muito frio, com grande velocidade de reação. Com um potencial absurdo, deve estar na Copa do Catar defendendo a seleção equatoriana.
Na final da Sul-Americana, Ramírez foi eleito pelo Índice Footstats (aplicativo de estatísticas), como o melhor jogador da decisão. Fez ótimas defesas e acalmou ou acelerou o jogo quando necessário. Durante a competição inteira só sofreu dois gols.
Seu valor de mercado de acordo com o Transfermarkt é de 800 mil euros.
Jhoanner Chávez
Com passagem pela Seleção Sub-17 do Equador, Jhoanner Chávez é um ala de força física e muito rápido. Com apenas 20 anos, é um dos principais jogadores do time. Chávez pode atuar tanto como lateral esquerdo em uma linha de quatro, como ala na linha de meio-campo. Mas como o Del Valle atua em um 3-5-2, ele muitas vezes se transforma em um ponta, dando amplitude e profundidade ao time.
Com seis gols na temporada, Jhoanner Chávez não deve ir para a Copa do Mundo, mas será uma surpresa caso não esteja no próximo ciclo da Seleção Equatoriana. Promessa do futebol sul-americano, seria uma ótima opção para o Flamengo caso Ayrton Lucas não permaneça.
Seu valor de mercado de acordo com o Transfermarkt é de 600 mil euros.
Veja também: 7 Jogadores que podem assinar de graça com Flamengo em 2023
Marco Angulo
Outra peça fundamental no time é o meio-campista Marco Angulo. Com 20 anos, já teve diversas convocações para as seleções de base do Equador. Na Libertadores Sub-20 de 2020 foi um dos melhores jogadores da partida contra o Flamengo, pela semifinal do torneio, quando o Rubro-Negro acabou eliminado. O Del Valle se sagrou campeão posteriormente.
Angulo é um meio campista moderno e uma joia do futebol sul-americano. Tem um ótimo passe, chegada na área adversária, muita habilidade e potente chute de média e longa distância. Na campanha do título da Sul-Americana, o meia marcou um gol e distribuiu duas assistências em sete partidas, sendo eleito para a seleção da semana duas vezes.
É mais um jogador da base do Del Valle que será fundamental na Seleção Equatoriana nos próximos anos.
De acordo com o Transfermarkt, está avaliado em 500 mil euros.
Lorenzo Faravelli
Chegamos ao “veterano” de 29 anos, Lorenzo Faravelli. O argentino é o craque do time e foi o melhor jogador da final da Sul-Americana, com um gol e uma assistência contra o São Paulo. Revelado pelo Newell’s Old Boys, está no Independiente Del Valle há três temporadas.
Mas Faravelli ficou conhecido no Brasil após ser o principal responsável pela eliminação do Grêmio de Renato Gaúcho na primeira fase da Libertadores de 2021. O meia anotou os dois gols da vitória do seu time no Equador. Apesar de ser um meia central, é um jogador que marca muitos gols e chega muito no campo de ataque.
É ótimo se associando aos seus companheiros, com poder de infiltração e muita capacidade de realizar passes verticais e inversões de jogo. Portanto, por conta das suas ótimas atuações nas últimas temporadas, é especulado constantemente em times de maior expressão do futebol sul-americano.
De acordo com o Transfermarkt, está avaliado em 1.4 milhões de euros.
Leia também: Lembra deles? 9 jogadores do Flamengo de 2019 que sumiram do mapa
Lautaro Díaz
Revelado pelo Estudiantes de Buenos Aires, Lautaro Díaz chegou ao Del Valle em junho deste ano, e em pouco mais de três meses já se transformou em um ídolo do clube. O argentino de 24 anos foi o autor do primeiro gol da final da Sul-Americana, e ainda deu a assistência para o segundo.
Em 17 jogos pelo Del Valle, o atacante anotou cinco gols e deu três assistências. Portanto, após chegar da segunda divisão da Argentina, foi fundamental para o título, marcando nas quartas, semifinal e na decisão do torneio continental.
O atacante tem um grande poder de finalização, inteligência e movimentação acima da média e, como um bom argentino, não para de competir um minuto. Emprestado ao Del Valle até o junho de 2023, o time equatoriano deve exercer a opção de compra e garantir os direitos econômicos de Díaz.
De acordo com o Transfermarkt, seu valor de mercado está avaliado em apenas 375 mil euros.