Flamengo e Peñarol se enfrentam nesta quinta-feira (19), às 19h, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Enfrentar o Mengão será uma novidade para a grande maioria do elenco do time uruguaio, que retorna ao mata-mata do torneio depois de 13 anos. Somente seis atletas do plantel já tiveram a oportunidade de encarar o Mais Querido.
Desses seis jogadores, apenas quatro estão relacionados para o Flamengo x Peñarol da Libertadores. O técnico Diego Aguirre deixou de fora justamente o que atleta que possui o maior número de jogos contra o Fla, Matheus Babi, e não pode utilizar o lateral-direito Damian Suárez. Veja os atletas do Peñarol que já enfrentaram o Flamengo:
➕ Flamengo está abaixo de Vasco, Fluminense, Palmeiras e Corinthians na utilização de jogadores sub-21
Lucas Hernández
O único relacionado que já encarou o Flamengo mais de uma vez na carreira é o lateral-esquerdo Lucas Hernández. Primeiro pelo próprio Peñarol, em 2019, e depois em passagem pelo Cuiabá, ele acumula uma vitória, um empate e uma derrota para o Mengão.
Sendo assim, Flamengo x Peñarol desta quinta-feira com certeza vai acabar com a igualdade desse retrospecto, mesmo que resultado seja empate. Hernández também é reserva, mas costuma ser bastante utilizado no segundo tempo dos jogos. Não à toa jogou 29 dos 37 jogos do time no ano.
Leo Fernández
Flamengo e Leo Fernández foram rivais há pouco mais de um ano, quando o uruguaio estava no Fluminense, mas muito mudou na carreira do jogador desde então. Ele era reserva e entrou no segundo tempo de empate em 0 a 0 no Fla x Flu da 15ª rodada do Brasileirão 2023. Hoje, no entanto, é um dos grandes nomes do Peñarol.
Leo é titular absoluto da equipe e está entre os responsáveis pelo bom aproveitamento nas bolas paradas, já que é o batedor oficial de faltas e escanteios. Líder de assistências da Libertadores, com três, o atleta é esperança do Peñarol para voltar ao Uruguai com um bom resultado contra o Flamengo.
Maximiliano Silvera
Seguindo nos destaques da temporada, está o atacante Maximiliano Silvera. Jogador que tem uma trajetória similar com a de Leo Fernández: passou a última temporada como reserva do Santos e agora é artilheiro do Peñarol.
A única vez que uruguaio enfrentou o Flamengo foi na última rodada do Brasileirão passado, quando saiu do banco na vitória do Santos por 2 a 1. Maximiliano pouco participou do jogo naquela ocasião, o que não deve se repetir em Flamengo x Peñarol. Afinal, ele é o artilheiro do time, com 13 gols, e goleador da Libertadores (5).
Camilo Mayada
Camilo Mayada encerra a lista de jogadores que possuem histórico contra o Fla e estão à disposição para o jogo no Maracanã. O experiente lateral-direito de 33 anos vai reencontra o Mais Querido pela Libertadores depois dei seis anos.
Mayada era reserva do River Plate e entrou no segundo tempo de empate em 2 a 2 pela fase de grupos de 2018. Partida essa que aconteceu no Engenhão e sem torcida. Ou seja, pode ser a primeira vez que joga contra o Rubro-Negro no Maracanã e conhecerá a força da Nação. Ele é reserva da equipe.
Matheus Babi
Quem possui mais jogos ficou de fora da partida: o atacante brasileiro Matheus Babi. Formado no futebol do Rio de Janeiro e que naturalmente já enfrentou o Flamengo mais vezes. Foram seis encontros no total, em passagens por Macaé, Botafogo e Goiás, com histórico favorável ao Rubro-Negro.
Babi perdeu dois jogos para o Fla, empatou três e só venceu uma vez, além de nunca ter marcado gols. Ele ficou de fora dos relacionados do Peñarol por opção do técnico Diego Aguirre.
Damián Suárez
Por fim está o recém-chegado Damián Suárez, que apesar de passagem pelo Botafogo só enfrentou o Flamengo uma vez. O lateral-direito foi titular na vitória do rival por 2 a 0 no primeiro turno do Brasileirão deste ano.
Contudo, não está à disposição de Diego Aguirre para o restante da Libertadores. Isso porque disputou as oitavas de final pelo Botafogo e não pode ser inscrito no mata-mata por outra equipe.
A provável escalação do Peñarol para enfrentar o Flamengo
De todos esses nomes citados, Leo Fernández e Maximiliano Silvera são as únicas certezas de enfrentar o Flamengo nesta quinta. Ambos são os principais nomes ofensivos, e Diego Aguirre já confirmou que manterá a base titular.
A provável escalação do Peñarol para jogo contra o Flamengo é: Washington Aguerre; Pedro Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodriguez e Maximiliano Oliveira; Javier Cabrera, Damián Garcia, Eduardo Darías e Jaime Báez; Leonardo Fernández e Maximiliano Silveira.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo prevê arrecadar R$ 60 milhões com inauguração do estádio
- CBF ignora reclamações e escala Daronco para Fortaleza x Flamengo
- MCP desmascara comparação ridícula entre Flamengo 2019 e Botafogo 2024
- Léo Ortiz cumpre promessa de título do Flamengo e pinta o cabelo
- Jornalista revela fala de Jorge Jesus sobre Libertadores 2019: ‘Filipe Luís amarelou na final’