Neste domingo (15), o Flamengo venceu o Instituto Córdoba por 91 a 46, pelo Basketball Champions League Américas (BCLA), no Tijuca Tênis Clube. Assim, após a bela vitória, o técnico Gustavo De Conti avaliou o triunfo em cima dos argentinos. Além disso, rasgou elogios ao adversário.
“Vitória fantástica. Soube jogar muito bem, teve muita maturidade. Principalmente defensivamente, nós levamos 46 pontos de um time que acabou de ganhar, há 10,12, dias atrás, a Supercopa da Argentina, contra o Quimsa. Atual campeão argentino. Não estamos falando de qualquer equipe, de quaisquer jogadores. Atletas de Seleção Argentina. Foi uma vitória contundente e que a gente conseguiu impor muito o nosso jogo”, disse o treinador.
Leia mais: Vitor Pereira diz estratégia para possível Flamengo x Real Madrid
Nesse sentido, Gustavinho comparou a vitória com a derrota no Uruguai, na primeira janela, afirmando que o poder defensivo fez a diferença dessa vez.
De acordo com o comandante rubro-negro “desta vez, conseguimos encaixar muito melhor a defesa. Treinamos bastante e conseguimos encaixar uma defesa zona. 2-3 a partir da metade do segundo período. Ficamos com zona até o final do jogo. Isso foi fundamental. Limitamos muitos pontos deles, dominamos o rebote. Nosso aro ficou muito protegido”.
Gustavinho ainda completou: “A grande diferença foi essa defesa por zona que a gente conseguiu fazer. Aí conseguimos ir para o ataque com um pouco mais de tranquilidade, sem tanto peso de ter que fazer aquela bola mais importante. Já com uma vantagem fica mais fácil”.
Calor no Rio
Neste domingo, o Rio de Janeiro teve máxima de 40ºC e sensação térmica de 54ºC, sendo assim o dia mais quente do verão. Desse modo, no ginásio do Tijuca, em um ambiente fechado, o calor estava ainda maior e, conforme Gustavo, interferiu no jogo.
“Não tem como falar que não interfere. Interfere para nós e para vocês (jornalistas) também (risos). Com certeza, eu como treinador preciso ter uma outra estratégia de substituição. Não podemos ter muitos jogadores se alongando no jogo, muitos minutos seguidos. Hoje, acho que foi o recorde de jogadores pedindo para sair. Praticamente, todos pediram para sair porque estavam jogando em um ritmo intenso. É uma coisa que acabou fazendo diferença para o nosso lado, que a gente está com preparo físico muito bom e os caras (Instituto) jogaram dois dias seguidos”, declarou o treinador.
Gustavo De Conti disse ainda que visa a classificação no Grupo C da Champions em primeiro lugar. Isso porque garante o mando de quadra e evita o Franca nos playoffs.
“Está invicta não é atoa. O mais importante é não só evitá-los mas também ter o mando de quadra. O primeiro lugar tem o mando de quadra nos playoffs. Isso aí é até mais importante do que evitar algum time ou outro”, disse, por fim.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Fortaleza x Flamengo: previsão de maior renda da história da Arena Castelão
- Paquetá joga bem e West Ham vence Newcastle de Bruno Guimarães
- Obras do estádio do Flamengo devem ter início apenas em 2026
- Spindel explica negativa ao Corinthians por Hugo Souza e admite sondagens pelo jogador
- Wallace, ex-Flamengo, acerta com clube da Série C do Brasileirão