O Flamengo venceu e convenceu no último domingo (16), contra o Coritiba. Em partida válida pela primeira rodada no Brasileirão, o Mais Querido voltou a jogar bem após sequência de resultados negativos na temporada. No entanto, apesar da melhora gradual, o novo técnico Jorge Sampaoli terá desafios ao comandar o time.
Isso porque Sampaoli estreia como comandante do Rubro-Negro nesta quarta-feira (19), contra o Ñublense. Na estreia do Grupo A, o Flamengo foi derrotado pelo Aucas e está na penúltima colocação. Logo, uma vitória é essencial para recuperar o time na fase de grupos da Glória Eterna.
Leia mais: Mário Jorge revela como foi papo com Sampaoli no Maracanã
Além disso, na Copa do Brasil, o Mais Querido precisa reverter a derrota de 2 a 0 contra o Maringá.
Por outro lado, o torcedor pode ficar otimista com Sampaoli a frente do Flamengo. Segundo o jornalista Vitor Sérgio Rodrigues, o argentino consegue melhorar times mesmo com pouco tempo de trabalho.
“Tem um ponto que é muito importante do Sampaoli. Os times dele melhoram rapidamente, em dois ou três treinos, ele já gera impacto. Talvez hoje, depois de uma atuação melhor (contra o Coritiba), nem seja mais uma urgência”, disse.
No entanto, VSR também alerta para a personalidade forte do novo técnico. De acordo com ele, Sampaoli já demonstrou que gosta de variar nas escalações e não gosta de ‘apadrinhar’ jogadores.
“Tem a questão do ambiente. O Sampaoli não faz questão de ser “paizão”. Muito pelo contrário. […] O problema não é a cobrança, o Jorge Jesus cobrava tanto quanto ou mais do que o Sampaoli, a questão é o afago. Às vezes, ele não dá nem bom dia. O Sampaoli não mima jogador”, diz.
Sampaoli já trabalhou com três jogadores do Flamengo
Apesar de ser a primeira vez que o argentino comandará o Flamengo, Sampaoli já conhece bem três atletas do Mengão. Recentemente, o técnico trabalhou com Gerson no Olympique de Marseille, onde se deram bem. Antes disso, ele já havia treinado Marinho, no Santos, e Vidal, na seleção do Chile.
No Mengão, os atletas já ganham um ponto a mais com o treinador. Isso porque, Gerson era constantemente utilizado pelo professor na França, e Marinho foi o destaque do time santista nas mãos do argentino. Enquanto Vidal, no Chile, foi campeão com Sampaoli da Copa América em 2015.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Rodrigo Caio, ex-Flamengo, pede apoio da torcida do Grêmio na luta contra o Z-4
- Brasileirão 2024: Flamengo tem mesmo desempenho do ano passado após 35 rodadas
- Tigres descarta investida em Gabigol; atacante deixará o Flamengo
- Conheça o estádio do Inter Miami, palco de Flamengo x São Paulo
- Pesquisa aponta Dunshee como favorito na eleição do Flamengo