O plano B do Flamengo caso a contratação do técnico Jorge Jesus não se concretize é Jorge Sampaoli. Ex-treinador do Santos e do Atlético-MG no futebol brasileiro, o argentino teve em seu elenco na Vila Belmiro um jogador que na Baixada Santista se destacou, mas que no Mengão vive má fase. Trata-se de Marinho. Dessa forma, caso Sampaoli vá para o Fla, pode ser a última chance que Marinho tenha de dar uma reviravolta na Gávea.
“Ele me ensinou a jogar futebol (…) A ser mais obediente. Quando o lateral vai jogar por dentro, porque ele gosta disso, ele me falava para ficar na linha. Eu aprendi a jogar mais taticamente”, disse Marinho na época em entrevista ao ‘Bem, Amigos!’, do SporTV.
Leia também: Vai dar match? Sampaoli e Flamengo ensaiam acerto desde 2012
Ao todo, Marinho fez em 2019 cerca de 28 jogos com Sampaoli, já que chegou em maio daquele ano. Desses, 19 como titular. Sendo assim, marcou oito gols e deu quatro assistências. No Brasileirão daquele ano, o jogador foi o destaque do alvinegro praiano, que terminou a competição na segunda posição, atrás do campeão Flamengo. Na última rodada, a equipe paulista venceu o Rubro-Negro de Jesus por 4 a 0. Marinho marcou um dos gols.
Aproveitamento de Jorge Sampaoli no Santos
Ao todo, foram 64 jogos, com 35 vitórias, 14 empates e 15 derrotas no Santos. Ou seja, um aproveitamento de 61% dos pontos disputados. Além disso, com Sampaoli, o time santista teve sua melhor campanha no Brasileirão com 20 times, conquistando 74 pontos. Algo inédito para os paulistas.
Depois de se destacar pelo Santos, Jorge Sampaoli não quis permanecer no clube em 2020 e esperou no mercado uma nova oportunidade. Querendo ser campeão, o argentino aceitou o convite do Atlético-MG. Em Minas Gerais, teve um aproveitamento de 63,63%.