No último domingo (21), Real Madrid e Valencia se enfrentaram pelo Campeonato Espanhol, no Estadio de Mestella. O cria do Ninho Vinícius Júnior sofreu mais um caso de racismo na La Liga e além disso foi expulso pela primeira vez na temporada, por agressão ao adversário. No entanto, o árbitro da partida não teve a mesma atitude de punição aos torcedores racistas e ao jogador que enforcou o atacante brasileiro.
Por conta disso, Vinícius Júnior se irritou e foi às redes sociais protestar firmemente contra a La Liga e a Federação Espanhola. O presidente Luis Rubiales, da RFEF, deste modo, convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (22) para se posicionar sobre o caso.
Leia mais: Valencia afirma ter identificado racista e vai banir autor de ataques contra Vinícius Júnior
“Esta é uma questão que assumiu uma dimensão para além do futebol. O que aconteceu ontem, e não é a primeira vez, me levou a aparecer e dar uma explicação. Temos um problema no nosso país de comportamento, educação e racismo. A primeira coisa é reconhecê-lo. Enquanto houver uma pessoa indesejável que insulta por causa da condição sexual, cor da pele ou credo, temos um problema sério que mancha todo um time, torcedores, clube ou país”, disse o mandatário espanhol que deu apoio ao Vinícius Júnior.
“Certamente, Vinicius está mais certo do que pensamos. E todos podemos mais, também a Federação. O objetivo que estabelecemos para nós mesmos é que Vinícius e os demais jogadores que sofreram com esse problema, o mais rápido possível, possa dizer publicamente que isso não é mais um problema na Espanha. Espero que esse dia chegue o mais rápido possível. É para isso que vamos trabalhar”, declarou Luis Rubiales.
Presidente da Federação Espanhola ataca presidente da La Liga
Após sair em defesa do Vinícius Júnior, Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, atacou e discordou da declaração do presidente da La Liga, Javier Tebas.
“Também quero pedir que ignorem o comportamento irresponsável do presidente de LaLiga, que entra nas redes sociais se envolvendo com um jogador que algumas horas antes havia recebido graves insultos racistas. Os gestores não estão aqui para se envolver em redes sociais, estamos aqui para resolver problemas. Não era a hora”, falou Luis.
O presidente da La Liga, bem como, desmereceu no protesto do jogador do Real Madrid e afirmou, nas redes sociais, que o ex-Flamengo não devia “se deixar manipular”. Apesar disso, o futebol brasileiro e outros jogadores do mundo entraram na corrente junto ao Vinícius Júnior em busca de punições severas, afinal.
Por fim, especula-se que o atacante brasileiro tem chance de deixar o Real Madrid devido aos frequentes casos de racismo, aliás.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Erick Pulga, artilheiro da Série B, é alvo do Flamengo, diz portal
- São Paulo não quer negociar atacante Calleri com o Flamengo
- Últimas notícias do Flamengo: Feminino, Fortaleza e estádio
- Copinha 2025: veja os adversários do Flamengo no torneio
- Flamengo não quer vender Wesley; Evertton Araújo permanecerá