O Flamengo inicia uma nova semana em clima de Libertadores da América. Na quinta-feira (19), o Mengão abre o confronto das quartas de final contra o Peñarol, às 19h, no Maracanã, e a expectativa no lado uruguaio também é alta. Após goleada por 4 a 0 sobre o Rampla Juniors, no sábado, o técnico Diego Aguirre falou sobre o momento de sua equipe e inclusive já indicou qual será time titular.
Aguirre citou a falta de ritmo de jogo pelos poucos jogos recentemente. A equipe ficou 15 dias sem jogar entre 21 de agosto e 7 de outubro, em função do luto pela morte de Juan Izquerdo, e depois mais sete dias até a goleada deste sábado. Ou seja, chega para enfrentar o Flamengo com somente dois jogos nos últimos 30 dias. Ainda assim, o treinador também valoriza o tempo para treinar o time.
➕ Flamengo x Peñarol: Alex Sandro, Alcaraz e Plata são inscritos na Libertadores
“Não viemos com continuidade de jogo. Ficamos 15 dias sem jogos e isso nos permitiu treinar à equipe. Correu bem (saldo do período), porque conseguimos vencer e não tivemos lesões”, iniciou Diego Aguirre na coletiva de imprensa.
O treinador também comentou sobre uma possível ausência de Leonardo Fernández contra o Flamengo, pois atacante aparentou sentir dores contra o Rampla Juniors. Mas Aguirre deu a entender que o titular terá condições de jogo, mas sem deixar de exaltar todo o elenco.
“Seria muito feio perder o Leo (para o confronto com o Flamengo), pela importância que ele é e pelo que transmite ao time. Estamos todos ótimos. Não é uma questão dos jogadores que não estarão, porque temos um elenco muito bom.”
Provável escalação do Peñarol contra o Flamengo
Diego Aguirre foi questionado se faria mudanças no time titular para enfrentar o Flamengo no Maracanã. Ele afirma que não pretende fazer grandes alterações no time que está desempenhando bem, já que venceu os dois jogos que disputou recentemente, e vai manter a base titular.
“Não vai ser muito diferente porque as coisas estão indo bem. (…) A questão é chegar ao máximo e tem uma base do time titular que vai se repetir. O importante é que a gente confie porque é um empate de dois jogos e não está definido no Rio de Janeiro.”
Isso significa que o Peñarol começar o confronto com o Flamengo utilizando a formação preferida no 4-4-2. O time na Libertadores costuma ter menos posse de bola, 44,5% de média, mas tem meio-campo de qualidade e velocidade pelos lados para municiar os atacantes quando rouba a bola. Não à toa Léo Fernandez é o líder de assistências da Libertadores, com três, e Maximiliano Silvera é artilheiro: 5 gols.
Sendo assim, a provável escalação do Peñarol para jogo contra o Flamengo é: Washington Aguerre; Pedro Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodriguez e Maximiliano Oliveira; Javier Cabrera, Damián Garcia, Eduardo Darías e Jaime Báez; Leonardo Fernández e Maximiliano Silveira.
Mas é importante destacar que existe uma variação já utilizada por Aguirre em jogos fora de casa na Libertadores. Contra o The Strongest, por exemplo, ele mudou o esquema para um 5-4-1 para atuar na altitude de 3.600 metros de La Paz.
Na ocasião, Jaime Báez deixou a equipe para a entrada de mais um zagueiro: Léo Coelho. Destaque também para Gastón Ramírez, experiente meia uruguaio que sai do banco de reservas em praticamente todos os jogos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção
- Cicinho coloca Neymar acima de Zico com a camisa da Seleção Brasileira