Contratado junto à Fiorentina em 2022 por 3 milhões de euros, o volante chileno Erick Pulgar tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2025. Entretanto, apenas após quase um ano de Gávea que o jogador começou a render o esperado. Para o analista e comentarista da Fla TV, Bruno Pet, isso tem nome e sobrenome: Jorge Sampaoli.
“Precisamos falar de Erick Pulgar. O volante chileno voltou de lesão, fez três jogos seguidos como titular e foi um dos melhores em campo em todos. Um volante com as características que Sampaoli gosta e que pode se tornar fundamental nesse Flamengo”, apontou Pet em seu Twitter.
Leia também: Campeão no Flamengo, Paulinho volta ao futebol carioca
Em seguida, Bruno destacou o período em que Sampaoli trabalhou com Pulgar na seleção chilena. Inclusive, a primeira convocação do volante para a seleção de seu país foi graças ao técnico argentino, ainda na temporada de 2015.
“Sampaoli e Pulgar se conhecem desde os tempos de seleção chilena. Esse conhecimento prévio das características do jogador fez com que Sampaoli soubesse como encaixar o volante chileno no Flamengo. E o melhor, Erick tem características que batem com a necessidade para cumprir a função de volante dentro do modelo de jogo de Sampaoli”, acrescentou.
Por fim, Bruno Pet destacou o movimento tático de Erick Pulgar no Flamengo
“Uma dessas características é a capacidade de jogar de costas na saída de bola. Na saída em 3+1 que Sampaoli vem utilizando no Fla – e também nas variações dessa saída – o primeiro volante joga à frente dos zagueiros e de costas para o gol adversário. Para cumprir essa função é necessário mapear bem as referências: companheiros, bola, adversários e espaço. Isso não é simples (mas Pulgar faz). Por isso, a contratação de Sampaoli para o Flamengo favoreceu Erick, que já podemos dizer, vive seu melhor momento com a camisa do Flamengo”, finalizou.