Depois de uma longa novela, o Flamengo se aproximou de fechar a contratação do atacante Kenedy, do Chelsea. De acordo com o jornal O Dia, o clube inglês aceitou emprestar o atleta de 25 anos ao Rubro-Negro por 12 meses. Além disso, a opção de compra do jogador no fim do contrato estaria fixada em 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação atual). Ainda segundo a publicação, a expectativa é que a operação seja finalizada entre sábado e domingo.
A negociação envolvendo Kenedy, Flamengo e Chelsea se iniciou em maio deste ano. Na época, o vice-presidente de futebol do clube, Marcos Braz, almoçou em um restaurante na Barra da Tijuca com o atleta no intuito de estreitar relações. O clube londrino priorizava uma venda a alguma equipe europeia após a valorização que o jogador obteve atuando pelo Granada. No entanto, foi convencido nas últimas horas de que uma ida ao futebol brasileiro para jogar no Fla poderia ser benéfica.
Leia também: David Luiz revela o que o clube precisa fazer para contratá-lo
Conheça Kenedy
Ainda garoto, Kenedy fez sua estreia nos profissionais aos 17 anos no Fluminense. No rival do Fla, marcou cinco gols em 42 jogos. Em seguida, se transferiu para o Chelsea em 2015 por por 6,3 milhões de libras. Nos Blues, atuou em diversas posições, inclusive na lateral-esquerda, mas chegou a ser emprestado para outros clubes no país, como Watford e Newcastle. Seu desempenho nessas duas equipes não empolgou e logo depois se aventurou no futebol espanhol, acumulando passagem pelo Getafe, antes de ser emprestado ao Granada.
Na La Liga, Kenedy começou a dar sinais de que estava recuperando seu futebol da época de Fluminense. Pelo Getafe, foi uma das peças importantes para manter a equipe na primeira divisão na temporada 2019/20, e no Granada seu desempenho foi ainda melhor, atuando por mais tempo e sendo fundamental para uma campanha histórica do modesto clube: quartas de finais da Uefa Europa League.
Mesmo que tenha sido eliminado pelo Manchester United, a campanha motivou o elenco do Granada, que conseguiu terminar a La Liga nesta última temporada na nona colocação. Veja abaixo os números do jogador.
Getafe 2019/20
Uefa Europa League: 8 jogos e 2 gols
La Liga: 19 jogos, um 1 gol e 3 assistências
Granada 2020/21
Uefa Europa League: 9 jogos, 1 gol e 1 assistência
La Liga: 28 jogos, 4 gols e 3 assistências