Arrascaeta teve um início de ano conturbado no Flamengo, com lesões e dificuldades para emplacar grande sequência de partidas. Entretanto, o craque rubro-negro elevou suas médias no segundo semestre de 2023 e acumula números impressionantes nos últimos jogos do Mengão.
O Flamengo realizou 14 jogos no período e marcou 19 gols, Arrascaeta teve participação em 12 desses tentos (63%). O craque uruguaio marcou cinco gols, deu seis assistências e sofreu pênalti convertido por Pedro, na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Aliás, o número de gols faz do meia o artilheiro do Fla desde julho.
Leia mais: ‘Novela’ De La Cruz ganha novo capítulo e meia ainda pode pintar no Flamengo
Os gols e assistências transformam o camisa 14 no jogador mais decisivo do Mengão no segundo semestre de 2023. Afinal, o atleta foi fundamental em quatro das oito vitórias do Flamengo no período, por Brasileirão e Copa do Brasil.
Pelo Campeonato Brasileiro, Arrascaeta marcou gol e deu assistência na vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza. Em seguida, repetiu o feito na virada contra o Atlético-MG após entrar no segundo tempo do confronto.
Já na competição mata-mata, sofreu pênalti que resultou em gol de Pedro e deu assistência para Bruno Henrique virar o placar contra o Athletico, pelo jogo de ida das quartas. Já contra o Grêmio, pela semifinal, converteu pênalti na vitória que garantiu o Flamengo na final da competição.
Arrascaeta supera lesões para crescer de produção no Flamengo
A principal evolução de Arrascaeta foi no número de minutos em campo. Isso porque, o meia enfrentou pubalgia no fim da última temporada e a lesão comprometeu o desempenho no início de 2023. O jogador não pôde realizar atividades nas férias, voltou em ritmo inferior aos companheiros e foi substituído com frequência.
Lesão sofrida em partida contra o Vasco, em março, tirou Arrascaeta dos campos por 45 dias contribuiu para média baixíssima de minutos no primeiro semestre. Titular absoluto do time, o meio-campista atuou em 26 dos 42 jogos disputados pela equipe (61%) e ficou em campo 1906 minutos de 3780 possíveis (50,4%).
Já no segundo semestre, o atleta não participou de apenas um jogo do Flamengo, a derrota por 3 a 0 para o Cuiabá. São 13 de 14 jogos da equipe no período, o que representam 92,8% do total, 983 minutos de 1260 possíveis (78%).
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária
- Cléber Xavier admite sobre relação de Tite e Gabigol no Flamengo: ‘Não foi harmônico’
- André Hernan atualiza negociação entre Gabigol e Cruzeiro: ‘Já está tudo pronto’