O Flamengo venceu o Bahia por 3 a 2 e chegou a segunda vitória seguida no Brasileirão com Sampaoli após sequência ruim no torneio, perdendo três. Inter, Botafogo e Athletico feriram o Mengo, que se recupera com ajuda da irritação do time adversário, que teve dois jogadores expulsos muito por conta do temperamento.
Kanu e Rezende deixaram o Bahia na mão. Mesmo assim, o Flamengo teve dificuldades e enfrentou certa pressão do Bahia no segundo tempo. Nada que fosse suficiente para tirar a vitória rubro-negra, que contou com as polêmicas alterações do técnico argentino, colocando cinco jogadores no intervalo, queimando todas as substituições.
Leia Mais: Kanu relembra tempos de Botafogo ao chorar por arbitragem em Bahia x Flamengo
O jogo entre Bahia e Flamengo
Nos primeiros minutos de jogo, o Bahia dá alguns sustos no Flamengo. O principal deles em cobrança de falta perigosa. O goleiro Matheus Cunha estava sendo encoberto, mas conseguiu salvar com as pontas dos dedos e mandar para escanteio. O Mengão tentava explorar o lado direito da defesa do Bahia com bolas longas para Everton Cebolinha, mas não estava surtindo o efeito esperado, apesar de algumas boas chances criadas.
Na beira do campo, Jorge Sampaoli estava bastante irritado com os erros de passes no meio de campo. O extravasamento culminou em um chute em um copo d’água. No entanto, Matheus França deus motivos para o argentino se acalmar: o gol. Mas mesmo assim, o estrangeiro continuou andando de um lado para o outro e não se mostrou vibrante. O gol aconteceu aos 23 minutos e David Luiz escorou de cabeça para que França complementasse, também usando a cabeça.
Gabigol faz de pênalti e David Luiz desencanta
As iniciativas do Bahia se mostraram ineficazes, já que tudo foi por água abaixo com o gol. Aos 26 minutos, Arrascaeta fez uma jogada de gênio – o que de fato é – e conseguiu um pênalti para que Gabigol ampliasse. O camisa 10, aliás, é um dos melhores no quesito atuando em território nacional. Antes mesmo que cobrasse, a Nação já sabia que o Flamengo vencia por 2 a 0.
Mas se engana quem pensa que o Bahia estava morto. Biel marca um golaço após boa bola trabalhada pelo time baiano, mostrando as fragilidades do sistema defensivo flamenguista. O Rubro-Negro viu o time adversário trocar passes sem oferecer muita resistência e voltou a ser vazado depois de vencer o Goiás por 2 a 0 em casa.
Ainda deu tempo de David Luiz marcar seu primeiro gol com a camisa do Flamengo desde que chegou. O primeiro tempo acabou com vitória parcial por 3 a 1.
2º tempo
A surpresa aconteceu logo na volta do intervalo. Jorge Sampaoli parecia cometer um erro indefensável. Até mesmo o comentarista Lédio Carmona afirmou: “Você não vê isso acontecer porque é errado”. O argentino voltou para o segundo tempo simplesmente com cinco mudanças. Ou seja, seriam mais 45 minutos com meio time diferente do que venceu parcialmente por 3 a 1, e o principal: sem substituições para fazer.
Uma das alterações foi a entrada do goleiro Santos no lugar de Matheus Cunha. Logo na primeira parte da etapa, o arqueiro que entrou foi protagonista no gol do Bahia, já que o chute de Ademir era, no mínimo, defensável. Nas redes sociais, os torcedores se irritaram com o arqueiro, mas também com o técnico, que o colocou na segunda etapa já com a cabeça no clássico pela Copa do Brasil, entre Flamengo e Fluminense.
Com Bruno Henrique, Wesley, Arturo Vidal e Erick Pulgar, o time mudou bastante e não conseguia ter o mesmo domínio do primeiro tempo. O Bahia ficava com a bola e trocava passes, enquanto o Flamengo assistia.
Aos 29 minutos, o Flamengo ficou em vantagem numérica. Rezende fez falta e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Em seguida, aos 31, Kanu também levou o segundo cartão amarelo por conta do braço no rosto de Gabigol e teve que deixar o campo. Assim, o Mengo fica com dois jogadores a mais. O zagueiro ex-Botafogo já tinha saído para o intervalo revoltado com a arbitragem.
Com a superioridade, Gabigol chegou a fazer um, mas estava impedido. Ainda assim, o Bahia tentava criar algumas oportunidades, mas o jogo acabou com vitória flamenguista por 3 a 2.
Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Dunshee fantoche? Fala de Landim repercute entre torcedores do Flamengo
- Luva de Pedreiro relata clima tenso e treta com camisa de Vini Jr na Bola de Ouro
- Rivaldo elogia poder de decisão de Gabigol e faz previsão para Atlético-MG x Flamengo
- Liberdade, igualdade e mansplaining
- Sesc Flamengo x Pinheiros: horário e onde assistir à Superliga Feminina