No último domingo, o jogo entre Flamengo e Fluminense foi recheado de polêmicas e lances duvidosos na arbitragem de Raphael Claus. Na última segunda (19), a CBF divulgou os áudios do VAR, mas o vídeo só mostra a checagem dos lances das expulsões quatro expulsões, nos momentos finais da partida.
No entanto, além das expulsões, o jogo teve outros lances polêmicos que deixaram dúvidas, mas que não foram divulgados pela CBF nos áudios. O primeiro gol do Fluminense, por exemplo, nasceu de um pênalti do goleiro Santos em German Cano, lance contestado pelos torcedores. Além desse, outros dois possíveis pênaltis não foram assinalados, um de Manoel em Gabigol, e outro de David Luiz em Caio Paulista.
Leia mais: Previsão de vidente para as copas, assassinato em Guayaquil e as últimas notícias do Flamengo
No final da partida, Marinho, Manoel, Cebolinha e Caio Paulista foram expulsos após uma confusão generalizada em campo. Os áudios do VAR mostram os motivos que fizeram Caio Paulista e Cebolinha a serem expulsos:
“É uma cabeçada e uma jogada de braço no pescoço. Ele dá uma cabeçada (Caio), tem o pescoço (Cebolinha). E tem um tapa. Claus, recomendo uma revisão de possível vermelho, de agressão fora da disputa de bola”, disse o VAR
O árbitro então sai da cabine e vai expulsar os jogadores, e argumenta para Cebolinha: “Você pegou no pescoço dele. Você e Caio (expulsos), o Caio deu uma cabeçada em você”. Para Caio Paulista ele dá a mesma explicação.
Após as expulsões, o áudio do VAR ainda revela que foram os árbitros da cabine de vídeo que sugeriram o tempo de acréscimo à Raphael Claus: “Claus, vai dar 45. Por mim sobe oito. Oito de acréscimo para mim, hein. Sobe oito! Temos 45 minutos”.
“Pior Flamengo x Fluminense de todos os tempos”
Mas o ex-jogador de Flamengo, Fluminense e Seleção Brasileira, o lendário Gérson “Canhotinha de Ouro”, detonou a partida e disse que esse foi o pior clássico de todos os tempos:
“Galera, é o seguinte. Pior Fla x Flu de todos os tempos. Expulsão, pancada, um monte de coisa que não cabe em um jogo desses. Fla x Flu é outra história, para tudo para esse jogo. Para o Maracanã. Inclusive a torcida do Fluminense não foi, porque perdeu na quarta-feira. Justamente num Fla x Flu, quando tem que explodir o Maracanã, e não explodiu”