Chegou o grande dia para os rubro-negros da atual geração: a final da Libertadores em Lima
A contagem regressiva se encerrou. O MRN durante toda a semana postou uma matéria por dia contando: “Faltam 6 dias, 5, 4..”, e chegamos no sábado, dia 23. Hoje ocorrerá a final da Libertadores entre Flamengo x River Plate, no Estádio Monumental Universitário de Lima, no Peru, às 17h.
O Fla busca seu segundo título. O primeiro e único veio em 1981, após derrotar o Cobreloa-CHI na final. A decisão na época foi jogada em três jogos. O rubro-negro venceu o último confronto por 2 a 0 no Uruguai, e sagrou-se campeão.
38 anos depois, Jorge Jesus e seus comandados tentam repetir o feito da geração de Zico.
O atual campeão River Plate, busca seu quinto campeonato. Os argentino venceram em 1986, 1996, 2015 e 2018.
O Flamengo está completo, sem nenhum desfalque. Em coletiva na véspera da decisão, na última sexta, Jorge Jesus confirmou a escalação.
Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
PONTOS DA COLETIVA DE JESUS
“No dia em que decidi treinar o Flamengo, falei para a minha comissão preparar as malas porque seríamos finalistas da Libertadores. Vamos enfrentar uma equipe mais experiente na competição do que nós, mas isso não nos assusta. Sabemos o nosso valor.”
“Se não acontecer nada até amanhã vamos jogar com a equipe que costumamos jogar: Diego, Rafa, Rodrigo Caio, Marí, Filipe, Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arracaeta, Bruno Henrique e Gabigol”.
Marcelo Gallardo também não fez mistério, e deu a escalação do River Plate.
Franco Armani; Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Casco; Enzo Pérez, Nacho Fernández, Palacios e De La Cruz; Borré e Suárez.
PONTOS DA COLETIVA DO GALLARDO
“É um treinador (Jesus) muito reconhecido, tem grande experiência, nesse pouco tempo que chegou ao Flamengo tem uma ideia muito boa de jogo. O Flamengo parece que encontrou nesses últimos meses o que não encontrava antes”.
“Nós temos as mesmas possibilidades que o Flamengo de ganhar. Se o rival é melhor que nós tem que mostrar dentro do campo”.
ÁRBITRO DO JOGO
Roberto Tobar, do Chile. Apitou a final da Copa América entre Brasil x Peru.
TRANSMISSÃO
Brasil: Rede Globo, Fox Sports e Fox Sports 2.
169 países também compraram o direito de transmitir a partida.
ÚLTIMOS CONFRONTOS
Flamengo 2×2 River Plate – Libertadores 2018
Flamengo 0x0 River Plate – Libertadores 2018
Na história, as equipes já se enfrentaram 17 vezes, e a vantagem é rubro-negra.
O Flamengo venceu sete partidas, contra seis do River e ocorreram quatro empates.
O “Mais Querido” também tem a marca de mais goleador nos duelos, com 27 gols marcados contra 23 sofridos.