Com Arrascaeta no banco, o Uruguai do técnico Diego Alonso não conseguiu superar Coreia do Sul e Portugal. Na última rodada, finalmente com o craque do Flamengo em campo, os uruguaios viram uma vitória por 2 a 0 sobre Gana, ambos marcados pelo camisa 10 da seleção. Mas já era tarde e a seleção sul-americana não avançou para as oitavas de final.
A não escalação de Arrascaeta nos dois primeiros jogos causou revolta em flamenguistas e também torcedores uruguaios, que entendem que o ídolo rubro-negro faria a diferença. Mas o comentarista Pedro Moreno polemizou durante participação no programa Redação SporTV. O profissional ignora estatísticas importantes como as boas atuações de Arrascaeta nas Eliminatórias, sendo o segundo jogador uruguaio com mais gols e assistências e irritou os internautas ao concordar com Diego Alonso. Foram cinco gols e uma assistência.
“Quando saiu a escalação do Uruguai contra a Coreia do Sul e o Arrascaeta não era titular. Gente, assim, é normal o Arrascaeta não ser titular. Ele vai entrar nesse time em uma situação circunstancial como foi a do jogo de ontem, que a gente até brincou que era uma escalação de videogame. Time todo para cima, dentro das necessidades”, comenta sobre a partida contra Gana.
Leia Mais: Flamengo perde muito dinheiro com eliminação do Uruguai na Copa; entenda
Quem não gostou nada foi a jornalista Gabi Moreira, que contestou o desempenho do treinador.
“Eu insisto numa coisa. Eu entendo o que você está falando. Mas aí eu entendo que é um problema realmente de treinador e sistema. A gente consegue mudar um sistema, tem que trabalhar, porque ele pode não ser um jogador que barre outros, mas ele não pode ser um jogador do nível técnico dele que fique no banco”, diz Gabi, defendendo Arrascaeta.
Pedro Moreno insiste e solta pérolas sobre Arrascaeta
O comentarista não se intimidou e seguiu apoiando Arrascaeta no banco de reservas, tentando se embasar em esquemas que o Flamengo teria implementado para que o meia se tornasse estrela no clube.
“Vamos, por exemplo, pegar o Flamengo. Para conseguir o encaixe, o que aconteceu? Teve que puxar o Gabriel para jogar mais atrás. O Arrascaeta é um jogador que atua de uma maneira muito específica. O time tem que jogar de uma maneira muito específica para haver o encaixe dele”, comenta, antes de explicar: “Por exemplo, por mais que você pegue essa seleção e jogue com três volantes e o Arrascaeta mais à frente, e dois atacantes. Perdeu a posse de bola, fecha três volantes, quem é o terceiro que fecha? Vai ter que deslocar, puxar um atacante lá da frente que joga numa linha mais avançada, para o Arrascaeta voltar para fazer o lado para quando o time recuperar a posse de bola ele participar da transição ofensiva. É muito difícil encaixar o Arrascaeta num contexto de uma equipe”.
Profissional comenta que o camisa 14 do Flamengo não daria certo na Europa
O comentarista Pedro Moreno encerra elogiando o uruguaio, mas opina que por conta dessa dificuldade de encaixe, Arrascaeta talvez não fosse tão bem no exterior.
“É um jogadoraço, isso ninguém discute, a qualidade técnica do Arrascaeta. Mas acho que até por conta disso, talvez explique a dificuldade dele de se inserir em um contexto mais competitivo de futebol europeu. Um movimento de saída dele para qualquer outro clube, isso sem dúvidas tem que ser levado em consideração”, complementa.
Torcedores se revoltam com opiniões do comentarista
Quem não gostou nada foram os internautas, principalmente os torcedores do Flamengo, que se revoltaram com a publicação do SporTV. Higor Neves, por exemplo, lembra que o craque uruguaio jogou de diversas maneiras no clube, indo contra a teoria de que é difícil encaixar o camisa 14 nos times. Com Jorge Jesus, Arrascaeta jogou aberto pela esquerda, mas fez o papel de um camisa 10 sob os comandos de Renato Gaúcho e Rogério Ceni. Com Dorival Júnior, jogou pelo lado direito, sempre em alto nível.
Em 2019, por exemplo, em sua primeira temporada no Mais Querido, foram 18 gols e 19 assistências, excluindo números pela seleção. No ano seguinte, foram 12 gols e 14 assistências em 50 partidas, enquanto em 2021, o ídolo somou nove gols e 14 assistências. Na última temporada, o estrangeiro marcou 14 gols e deu 19 assistências.
“’O Arrascaeta precisa de um sistema, porque joga de uma forma muito específica’. Que belíssima M#RDA eu tive que ouvir. Foi meia-esquerda com JJ, camisa 10 no 4-2-3-1 com Ceni e Renato, e fechou sendo 10 num 4-3-1-2 com Dorival, jogando mais do que nunca pela direita”, diz Higor.
“Comentário de quem realmente NÃO ASSISTE os jogos do Flamengo. Um discurso de quem vê os melhores momentos e só. O que o Arrascaeta briga pela bola não é brincadeira, mas o jornalista de melhores momentos só vê quando ele está com a bola”, diz Jonas.
“Difícil é não ter nenhuma criatividade no meio e ser eliminado com o cara que mete 2 gols na partida de maior pressão da copa no banco. Ainda bem que o cara é comentarista e não técnico, porque se fosse, estava eliminando o Uruguai do mesmo jeito”, publica Thiago.
“Os gols mais emblemáticos do Flamengo em 2019 saíram de duas roubadas de bola do Arrascaeta fechando a linha de quatro do meio campo pela esquerda. Esses caras assistem futebol?”, questiona Montecarlo.
Assista: