O Flamengo abre as semifinais da Copa do Brasil nesta quarta-feira (2), contra o Corinthians, às 21h45, no Maracanã. Sob comando do estreante Filipe Luís na beira do campo, a equipe busca abrir vantagem no confronto que vale vaga nas finais e conta com o histórico amplamente favorável. Time que mais jogou semifinais na história, o Mais Querido jamais perdeu um jogo de ida nesta fase.
Flamengo x Corinthians representa a 17ª semifinal do Rubro-Negro em 28 participações na Copa do Brasil (60% de presença). E o retrospecto nos jogos de ida pode dar ainda mais esperança para a partida desta quarta: 10 vitórias e sete empates (72% de aproveitamento). Além disso, finalista das duas últimas edições, o Mengão venceu a ida das duas semis, contra São Paulo (2022) e Grêmio (2023).
➕ Flamengo venceu 7 dos 10 últimos jogos contra o Corinthians no Maracanã
Flamengo em jogos de ida da semifinal da Copa do Brasil:
Esse retrospecto positivo é fundamental para o Flamengo ser também o time que mais chegou em finais da Copa do Brasil. Atualmente o posto é dividido com o Grêmio, ambos com nove decisões. Contudo, caso passe pelo Corinthians, o clube se isolará na liderança.
Vale destacar também que o time chegou em finais tanto com vitórias quanto com empates nos jogos de ida, os únicos resultados possíveis até aqui. Além de 2023 e 2022, os anos que venceu a ida da semi e chegou à decisão foram: 1990, 1997, 2003, 2004 e 2013. Desses anos, foi campeão em 2022, 2013 e 90.
Isso significa que o time não chegou nas finais apenas três vezes em que venceu a ida: 93, 95 e 2014.
Já nos anos em que conquistou a classificação após empate no jogo de ida foram 2006 e 2017. No primeiro, o time superou o Ipatinga na semi e foi campeão sobre o Vasco nas finais, confronto que pode se repetir na atual edição. Já em 2017 o time avançou por bater o Botafogo, mas decisão foi perdida para o Cruzeiro nos pênaltis.
Flamengo x Corinthians na semifinal da Copa do Brasil 2024
O Flamengo chega na semifinal com expectativa e ânimo renovados após a saída de Tite e chegada de Filipe Luís, principalmente entre os torcedores. O antigo treinador era alvo de muitas críticas e foi hostilizado nos últimos jogos em casa. A troca tende a melhorar a relação do elenco com a arquibancada, que voltará a estar cheia nesta quarta-feira.
O ex-lateral e ídolo rubro-negro tem uma grande missão em seu primeiro trabalho profissional. Abrir vantagem nas semifinais é importante para o Flamengo chegar bem no jogo decisivo na Neo Química Arena, no dia 20 de outubro. Além de maior tranquilidade para o treinador trabalhar com o elenco durante a Data Fifa.
A primeira escalação de Filipe terá duas mudanças em relação ao time de Tite: fim do rodízio de goleiros e Léo Ortiz na vaga de Fabrício Bruno. O provável Flamengo é: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta e Gerson; Plata e Bruno Henrique.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Ainda dá? Conheça cenários que dariam título brasileiro ao Flamengo
- Terreno, obra e Opex: entenda divisão de custos para o estádio do Flamengo projetada pela Gestão Landim
- Time com mais viradas no Brasileirão, Flamengo tem número baixo em 2024
- RMP elogia Flamengo de Filipe Luís: ‘Que diferença’
- Leo Fernández deixará o Peñarol; meia foi cogitado no Flamengo