O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou que está ajudando o Flamengo a viabilizar um modelo financeiro para construir seu estádio próprio no terreno do Gasômetro, pertencente a um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal. O modelo deve incluir a troca de potencial construtivo da Gávea pela garantia de investimento rubro-negro no terreno do Gasômetro para ajudar a revitalizar a área, como está acontecendo com o Flamengo em São Januário.
“É um terreno de propriedade da Caixa, o Flamengo vai ter que comprar aquele terreno, mas eu estive com o presidente Rodolfo Landim esta semana e nós estamos modelando uma operação financeira que leva em consideração alguns ativos do Flamengo para que a gente consiga sair com uma situação que seja boa para o Flamengo, boa para a cidade e que também a Caixa Econômica Federal que é uma instituição pública, mas que tem que seguir regras de mercado, que a gente possa ter uma solução que seja boa para todo mundo”, afirmou Paes em entrevista a Pedro Augusto, da Rádio Tupi.
➕Estádio do Flamengo: CET-Rio terá que avaliar ‘projeto Gasômetro’
De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, o Flamengo espera levantar até R$ 510 milhões com a troca de potencial construtivo da sede da Gávea. Para isso, depende da aprovação de leis patrocinadas por Eduardo Paes na Câmara dos Vereadores.
O prefeito falou da importância econômica do Flamengo para a cidade do Rio de Janeiro para justificar a ação da prefeitura para ajudar o clube a construir o seu estádio.
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico soltou recentemente um estudo mostrando a importância dos clubes de futebol, e obviamente aí o Flamengo se destaca pelo tamanho da sua torcida, pela posição que tem tido nos últimos tempos. O impacto econômico na cidade, a geração de empregos de futebol, é uma coisa muito grande. Pode ter certeza que estamos ajudando o Vasco, o Botafogo, o Fluminense, o Flamengo e quem mais tiver que ajudar porque são patrimônios do Rio de Janeiro”, disse.
Flamengo precisa de estádio porque Maracanã é de todos, diz Eduardo Paes
De acordo com Eduardo Paes, o Flamengo precisa de um estádio próprio, já que o Maracanã acaba sendo o estádio de todos os clubes do Rio. Na semana passada, o Consórcio Fla-Flu se aproximou da vitória na disputa pela concessão do Maracanã pelos próximos 20 anos, mas o edital prevê que os concessionários devem ceder o estádio para jogos de todos os clubes grandes do Estado.
“O Flamengo precisa de um estádio, o Maracanã acaba sendo o estádio de todos os clubes do Rio, não tem jeito, e um clube do tamanho do Flamengo precisa de um estádio para chamar de seu. O Flamengo também precisa do seu estádio e conta com meu apoio para isso”, afirmou Eduardo Paes.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Brasileirão e Gabigol
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção