MRN Informação | Bruno Guedes – Uma das maiores promessas do futebol sul-americano, o argentino Pablo Aimar revelou que se inspira em Jorge Jesus em nova carreira. Aos 41 anos, o ex-jogador atualmente é técnico da Seleção Sub 17 da Argentina. De acordo com ele, o Mister ensinou a ter paixão pelo futebol. A revelação foi feita ao site “The Coaches Voice”.
LEIA MAIS: Jürgen Klopp rasga elogios a Vini Jr e revela como parar o atacante
Aimar abraçou a carreira de treinador em 2017. E o ex-craque do Benfica falou sobre sua trajetória em uma longa reportagem no portal. Segundo ele, Jesus é uma das suas inspirações nesta nova fase. Entretanto, não apenas por seu trabalho dentro das quatro linhas:
“Gostei de treinar com o Jorge Jesus no Benfica. Gostei dos treinamentos, das explicações e da paixão que ele tem pelo futebol. Aprendi com ele e uso muitas coisas dele no meu papel de treinador. Ele sempre dizia: “Grandes jogadores não ficam ansiosos”, declarou ao The Coaches Voice.
Aimar e Jesus trabalharam juntos na Luz entre 2009 e 2013. Revelando os métodos de treinamento do português, o ex-jogador afirmou que muitos ensinamentos já estão sendo repassados aos mais jovens da Seleção Sub 17 da Argentina:
“Uso algumas de suas reflexões agora que estou treinando jovens jogadores. Por exemplo, eles podem reclamar que a bola não vem para eles. Se o fizerem, eu os lembro de algo que Jorge Jesus sempre dizia: ‘Grandes jogadores não ficam ansiosos’. É assim”, disse o ex-camisa 10.
Além de Jorge Jesus, inspiração em Marcelo Bielsa e José Pekerman
O ex-técnico do Flamengo ficou famoso por suas frases de efeito. E Aimar revelou uma curiosa passagem durante um treino do Benfica. Ele e o atacante Javier Saviola treinavam quando Jesus interveio:
“Houve um dia, no primeiro ano do Jorge Jesus no Benfica, em que ele chegou e viu o Javier Saviola e eu treinando juntos. Mas terminou o treino quando fizemos uma boa jogada e disse: ‘Com esses jogadores, agora todos verão que sou um bom treinador’.”, se divertiu ao contar.
Contudo, Pablo Aimar não tem apenas o português como uma das inspirações na carreira de treinador. De acordo com ele, os compatriotas Marcelo Bielsa e José Pekerman também tiveram grande importância em seus conceitos.
Aimar disse que Bielsa teria deixado importantes ensinamentos para ele e outros atletas:
“Bielsa deixou um grande legado para aqueles que foram treinados por ele, e isso é um atributo tremendo. Portanto, tenho uma admiração especial por ele”, declarou ao site.
Novamente recordando passagens ao longo carreira, Pablo afirmou que a tranquilidade de Pekerman está presente em sua filosofia. Assim, para Aimar, o técnico teve grande contribuição também:
“Lembro-me de um dia em que José veio antes da Copa do Mundo Sub-20, na Malásia. ‘Não se preocupe’, ele nos disse. ‘Nós vamos nos sair bem.’ Hoje, vários de nós daquela equipe percebemos que jogávamos bem graças à tranquilidade do José. ‘Basta jogar e criar uma boa memória’.”, relembrou.
Pablo Aimar iniciou sua carreira no River Plate, onde até hoje é um dos grandes ídolos. Da mesma geração de Riquelme e Saviola, era tratado como uma joia do futebol argentino. O meia atuou também no Valência e Zaragoza, da Espanha.
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter
Ajude o MRN a fazer jornalismo rubro-negro. Clique aqui e seja apoiador.